Brexit e fortalecimento do dólar podem contribuir com o baixo preço do leite

A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE) – chamada de Brexit – gera incertezas nos mercados mundiais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Infelizmente para os produtores de leite, o Brexit provavelmente removerá qualquer esperança de melhora no preço do leite em curto prazo devido ao fortalecimento do dólar, disse Mike North, do Commodity Risk Management Group.

Apesar do recente otimismo pela melhora nos preços do leite, o mercado de lácteos poderá ter problemas devido ao Brexit, de acordo com North. Ao mesmo tempo, a maioria dos analistas acha que o mercado de grãos será pouco impactado em curto prazo. “A realidade do mercado de lácteos versus o de grãos é que a oferta de grãos em curto prazo tem diminuído. O setor lácteo tem uma situação oposta, onde os estoques ainda estão muito altos”.

Os produtores continuam tentando produzir a preços baixos e, como resultado, o relatório de produção de leite do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) da semana passada mostrou um aumento na produção de 1,2%. Embora a moeda britânica tenha caído na sexta-feira, o dólar ganhou força. Chip Flory, do ProFarmer, disse que o dólar estava como “um foguete para a lua” na última sexta-feira. Essa deverá ser a principal causa dos problemas nos mercados de lácteos, de acordo com North. “O fortalecimento do dólar elimina qualquer oportunidade que poderíamos ter”, disse ele.

Embora nós devamos provavelmente colocar mais produtos em pó nos mercados de exportação, North disse que o maior valor dos produtos, como queijos e manteiga, não serão capazes de competir no mercado global.

Para os produtores de leite britânicos, entretanto, o Brexit deverá gerar mais oportunidades do que obstáculos. “Estamos em um mercado de exportação”, disse North. “A realidade é que se a moeda do Reino Unido cair, eles se tornam mais competitivos do que os produtores da UE. À medida que eles fazem isso, terão um espaço maior para obter maior participação de mercado”. Os produtores de leite também estarão permanentemente fora da supervisão da antiga cota.

As informações são do http://www.milkbusiness.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas