Agricultores adotam técnicas para aumentar produção de leite, em RO

Sistema de pasto rotativo é uma das alternativas para impulsionar setor. Dia de Campo expôs método para outros produtores da região.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Sistema de pasto rotativo é uma das alternativas para impulsionar setor.
Dia de Campo expôs método para outros produtores da região.
Os criadores de gado leiteiro do município de Vilhena (RO), a 700 quilômetros de Porto Velho, estão investindo em técnicas que aumentem a produção de leite na região, como o sistema de pasto rotativo. O procedimento, incentivado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), visa destacar Rondônia em âmbito nacional, já que o estado ocupa atualmente o 8° lugar no ranking da produção de leite.

Segundo o técnico da Emater, Fábio Rodrigo Back, o maior problema enfrentado pelos produtores rurais é saber o ponto exato de corte do capim. «Muitas vezes o produtor consegue produzir capim, mas ele não sabe a hora exata de cortar esse capim, para aproveitar ele quando está no máximo de nutrientes disponíveis para o animal. E esse sistema rotacional visa justamente isso. É fazer com que o animal consuma um volume de melhor qualidade e com isso aumenta sua produtividade», explica.

Umas das propriedades onde o sistema de pastejo rotacionado foi adotado é a do produtor rural Roberto Pires, que não estava satisfeito com a rentabilidade do rebanho. Em setembro de 2014, Roberto passou a receber acompanhamento de um técnico da Emater e adotou o novo sistema de pasto.

Antes o produtor mantinha um animal por hectare. Com a implantação do sistema rotacionado, a capacidade subiu para nove animais. Na propriedade de Roberto foram instalados 25 piquetes em uma área de 1,7 hectares.
Os animais demoram cerca de um dia para consumir todo o capim de um piquete. Quando o último é consumido pelo rebanho, o primeiro já está no tamanho ideal de corte e rico em nutrientes. Com a adoção da nova técnica, a produtividade do rebanho passou de 3,7 litros por animal para 7,5 litros.

Conforme o produtor, o manejo dos animais também ficou mais fácil. «Melhorou o trabalho porque antes a gente tinha que pegar um cavalo e ir lá no pasto tocar o bezerrinho para o curral e ele não queria vir. Agora não, o bezerrinho fica em um piquete, a vaca fica em outro. Você chama e eles vem todos, pois estão acostumados e mansos», conta.

Os sistemas de pastejo rotacionado empregado nas unidades demonstrativas da região têm atraído à atenção de outros produtores que participaram de um dia de campo na propriedade de Roberto Pires.

José Gomes de Aguiar, que é produtor de gado leiteiro em Vilhena foi um dos que esteve visitando a propriedade de Roberto. «A minha vontade é de já estar trabalhando com esse método, pois há possibilidade de seguir bem. As pessoas em pequenas áreas tem possibilidade de produzir mais», disse.

http://g1.globo.com/ro/vilhena-e-cone-sul/noticia/2015/11/agricultores-adotam-tecnicas-para-aumentar-producao-de-leite-em-ro.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas