Qual o impacto da nova lei sobre produtos artesanais de origem animal

Lei produtos artesanais -  Michel Temer sancionou projeto que transfere inspeção da produção e comercialização para órgãos estaduais. Na prática, o SIE se torna suficiente para permitir a circulação dos produtos
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Juliana Domingos de Lima 19
Michel Temer sancionou projeto que transfere inspeção da produção e comercialização para órgãos estaduais. Na prática, o SIE se torna suficiente para permitir a circulação dos produtos
O presidente Michel Temer (MDB) sancionou em 14 de junho de 2018 uma nova lei de fiscalização da produção e comercialização de embutidos, queijos de leite cru e mel, entre outros produtos alimentícios artesanais de origem animal.
A lei nº 13.680/2018 entrou em vigor no dia 15 de junho, data de sua publicação no Diário Oficial, e altera a legislação em vigor desde a década de 1950, que exigia o selo federal SIF (Serviço de Inspeção Federal) para a circulação desses produtos em território nacional.
Agora, a fiscalização deles fica a cargo dos órgãos estaduais de saúde pública, e recebem um novo selo, chamado ARTE. Produtos já certificados com selos estaduais devem receber automaticamente o  novo selo, com o qual poderão ser livremente comercializados.
A inspeção e fiscalização da elaboração dos produtos artesanais com o selo ARTE passa a ter natureza “prioritariamente orientadora”, o que abre precedente para que a regulamentação, ainda a ser aprovada, seja contestada se considerada abusiva.
“Passa a ser uma garantia. Pode ser muito útil no futuro, caso haja uma regulamentação [da lei] que não seja interessante para o setor”, disse Fernando Oliveira, proprietário da loja paulistana A Queijaria, ao Nexo.
Seria o caso de uma regulamentação que tenha “poder de polícia”, como acontecia até o momento.
Alvo de críticas constantes ao longo dos anos, por parte de produtores, comerciantes e cozinheiros, a lei antiga protagonizou uma situação em 2017 que reavivou o debate.
No primeiro dia do festival Rock in Rio, na capital fluminense, fiscais da Vigilância Sanitária municipal recolheram e descartaram cerca de 160 kg de alimentos como queijos e linguiças artesanais do estande “Bar de Cachorro Quente”, da chef Roberta Sudbrack.
O órgão afirmou que os produtos, feitos em Pernambuco, não possuíam o registro SIF para serem comercializados em outro estado.
Breve histórico
Órgãos públicos dedicados à atividade de inspeção existem no país desde 1915. Mas foi a lei de 1950 que originou um sistema mais complexo.
Em 1989, o modelo de inspeção foi federalizado e passou a ser atribuição das autoridades sanitárias nos três níveis: municipal (quando o produto fosse produzido e vendido do município), estadual (quando o comércio fosse entre municípios do mesmo estado) e federal (caso o produto fosse vendido entre estados ou para fora do país).
“Estamos diante de uma legislação burocrática e desatualizada que aplica as mesmas regras higienistas severas para a grande indústria e para o pequeno produtor”, apontou a jornalista de gastronomia Luiza Fecarotta, em um artigo publicado pelo jornal Folha de S.Paulo em setembro de 2017, após o caso envolvendo a chef Roberta Sudbrack.
O que muda na prática
Segundo Oliveira, dono d’A Queijaria, o principal ganho para comerciantes, como ele, e pequenos produtores com quem trabalham, é a descentralização da fiscalização, que passa a ser feita pelos estados e a valer nacionalmente, pelo menos enquanto a regulamentação da lei não for aprovada.
“Como pode, só porque o queijo tem um registro estadual em Minas Gerais, por exemplo, o paulista não poder comer?”, questiona.
“O que eu acho mais importante é que no parágrafo quinto do artigo segundo [da nova lei], está escrito que, enquanto não houver regulamentação, os produtores podem vender o queijo [nacionalmente] se ele tiver registro estadual”, disse.
Para ele, a regulamentação futura “pode complicar tudo de novo”. “A gente tem clareza que a situação não está resolvida”, disse Oliveira.
O comerciante considera a nova lei um grande passo pelo reconhecimento de que órgãos estaduais são capazes de fiscalizar o produto para ser comercializado no Brasil inteiro.
«Mas só vai se resolver quando houver uma lei específica para o [produto] artesanal de origem animal, separada do industrial”, disse. “Essa [nova lei] é específica, mas dentro de uma lei que serve pra tudo. Mudou muita coisa, foi um grande avanço, mas ainda está dentro de uma lei que olha para o geral e não separa o que é industrial do que é artesanal”, critica Oliveira.
Isso porque a lei sancionada por Temer não suspende a de 1950, de caráter geral, mas a altera, acrescendo o artigo 10-A.
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/06/19/Qual-o-impacto-da-nova-lei-sobre-produtos-artesanais-de-origem-animal

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas