Argentina – a depreciação da moeda favorece os grãos mas, complica para o setor lácteo

Produção/AR – A deterioração das margens das empresas de laticínios registradas nos últimos meses está diretamente associada à variação cambial.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produção/AR – A deterioração das margens das empresas de laticínios registradas nos últimos meses está diretamente associada à variação cambial. Ainda no que primeiro semestre de 2017 o Índice de Custo Leiteiro do CREA (ICL) tenha caído 4,5%, no segundo semestre aumentou 15,5%.

Este comportamento se explica, em parte, pela composição da estrutura do ICL: cerca de 51% dos gastos totais da atividade (produção+recria+instalações) corresponde ao item alimentação. E pelo menos 60% dos insumos que compõem esse item está ligado à variação cambial.

O ICL é elaborado pela equipe técnica da área de Pesquisa & Desenvolvimento do CREA a partir de 74 questionários distribuídos em 21 bacias leiteiras argentinas. Contempla os sistemas de produção representativos de cada zona ao considerar entre três e quatro modelos por bacia.

No primeiro semestre foram observadas variações negativas em itens de maior impacto na planilha de custos, tais como milho, casquinha de soja, e farelo de trigo, entre outros. Mas, quando se analisa o segundo semestre de 2017, esses mesmos insumos mostram um aumento de 6,8%, 8,4%, e 16,7%, respectivamente.

Boa parte dessa diferença entre os dois períodos do ano passado se deve ao fato de que entre os meses de janeiro a julho o câmbio passou de 15,9 a 16,1 pesos, mostrando uma variação de apenas 1,4%, enquanto que no segundo semestre o “dólar” começou a subir, e terminou dezembro com a média mensal de 17,7 pesos.

A média mensal do câmbio de janeiro a fevereiro ficou em 19 e 19,8 pesos, respectivamente, o que implica que os componentes dolarizados continuarão impactando na rentabilidade das fazendas leiteiras no começo do ano.

Cabe esclarecer que o ICL CREA reflete somente a evolução dos preços dos insumos, o que quer dizer, que se trata de um modelo que não leva em consideração os efeitos climáticos ou sazonais que possam ser registrados em diferentes bacias leiteiras.

O Índice de preço do leite calculado pelo CREA, durante os últimos seis meses do ano passado, apesar de ter sido observado um aumento em termos nominais (+3,2%), quando for ajustado pela inflação, haverá uma queda de 4,5% em termos reais, no período.

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=16311:argentina-a-depreciacao-da-moeda-favorece-os-graos-mas-complica-para-o-setor-lacteo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas