#Déficit da balança comercial de lácteos cai 66% em comparação a janeiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em fevereiro a balança comercial de lácteos apresentou um déficit de 3,9 mil toneladas, queda de 66% em relação ao de janeiro, que havia sido de 11,6 mil toneladas. Considerando os dados em valor, o déficit foi de US$17 milhões, inferior ao do primeiro míªs deste ano em 57%.

Tabela 1 – Balança Comercial de Lácteos – Fevereiro de 2013

Fonte: MDIC – Elaboração: MilkPoint

Em volume, as importações reduziram 43,3%, entretanto, analisando o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) observa-se que foram internalizados 49,25 milhões de litros de leite, o que representou uma queda de 51,7% frente a janeiro deste ano e de 49% na comparação com fevereiro de 2012, como pode ser visto no gráfico 1.

A redução do volume em equivalente-leite importado em fevereiro é de tamanha magnitude, que o total internalizado foi o menor desde outubro de 2010, quando foram importados 39,15 milhões de litros de leite.

Gráfico 1: Quantidade de equivalente-leite importado mensal (milhões de litros de leite)

Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC

Com relação ao volume das importações de leite em pó, a redução foi de expressivos 64% na comparação com janeiro. Enquanto em fevereiro foram internalizadas 2,8 mil toneladas, no míªs anterior foram importadas 7,8 mil toneladas.

Neste cenário, o principal fornecedor de leite em pó para o Brasil foi a Argentina, responsável por 53% do total importado do produto, os outros 47% foram originados da Uruguai (25%) e do Chile (22%). As importações de leite em pó uruguaio apresentaram redução de 85%, comparada ao volume internalizado em janeiro, enquanto o volume proveniente da Argentina reduziu em 52%.

Quanto í s exportações, houve aumento de 35% em volume e de 39% em valor na comparação com o míªs anterior. Na comparação anual, houve crescimento de 35,7% e 30,3% no volume exportado e em valor, respectivamente. As exportações em equivalente-leite em fevereiro atingiram o maior volume desde maio de 2011, quando foram exportados 14,9 milhões de litros de leite.

A matéria é da Equipe MilkPoint com dados do MDIC.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas