#Workshop debate produção de Caprinos na região da Mata Atlí¢ntica

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No dia 6 de julho, das 8h í s 18h, Coronel Pacheco (MG) receberá pesquisadores, produtores, técnicos, estudantes e interessados na caprinocultura leiteira para o 9º Workshop «Produção de Caprinos na Região da Mata Atlí¢ntica». A expectativa é de 100 participantes, sendo a maioria proveniente dos estados do Sudeste. Trata-se de uma oportunidade de discutir aspectos emergenciais da caprinocultura de leite e nortear demandas em atividades, projetos e parcerias.

O Workshop, organizado pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) e pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), será composto por dois painéis: «Novos enfoques na produção de caprinos e ovinos de leite» e «Produção de leite e derivados de caprinos». Na abertura estarão presentes os chefes adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento das unidades da Embrapa, o presidente da Caprima e a presidente da ACCOMIG/Caprileite.

O primeiro painel, coordenado pelo pesquisador Jeferson Fonseca, terá iní­cio com a apresentação de experiíªncias na criação de ovinos leiteiros em Santa Catarina e, em seguida, haverá palestra sobre a relação entre a produção de pequenos ruminantes e os grandes centros urbanos. í€ tarde, o segundo painel, moderado pelo pesquisador Alexandre Magno, traz informações sobre os caprinos da raça Alpina e as boas práticas agropecuárias na ordenha de cabras leiteiras, com indicação do Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros, que pode ser montado pelo próprio produtor. Em ambos os painéis, será proposta uma mesa redonda após as apresentações.

O 9º Workshop integra a programação da 10ª Festa da Cabra Leiteira (CabraFest), que também contempla torneio leiteiro, exposição e venda de animais, festival gastroní´mico e shows. O Cabrafest é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco, Caprima, Caminhos Verdes de Minas e Instituto Estrada Real. As inscrições para o 9º Workshop serão feitas na recepção do evento, a partir das 8h, no Auditório do Nutre do Campo Experimental José Henrique Bruschi da Embrapa Gado de Leite.

Como resultado do workshop, está prevista a publicação de um livro para distribuição gratuita a associações de criadores, universidades, Emater e empresas de pesquisa no Brasil e no exterior.

Confira a programação:
9º Workshop «Produção de Caprinos na Região da Mata Atlí¢ntica»

6 de julho de 2012
Das 8h í s 18h

Auditório do Nutre do Campo Experimental José Henrique Bruschi /Embrapa Gado de Leite
8h – Inscrições
8h30 – Abertura
Painel I: «Novos enfoques na produção de caprinos e ovinos de leite»
Moderador: Jeferson Fonseca – Embrapa Caprinos e Ovinos
9h – Experiíªncias na criação de ovinos leiteiros em Santa Catarina (Erico Tormem – ABCOL/SC)
10h – Café com leite de cabra
10h20 – Pequenos ruminantes, grandes centros urbanos (Cláudio Oliver – Casa da Videira/PR)
11h20 – Mesa redonda
12h – Intervalo para almoço

Painel II: «Produção de leite e derivados de caprinos»
Moderador: Alexandre Magno – Embrapa Gado de Leite
14h – Boas práticas agropecuárias na ordenha de cabras leiteiras (Viviane de Souza – Embrapa Caprinos e Ovinos/CE)
15h – Caprinos da raça Alpina (Cláudio José Espeschit – DZO-UFV/MG)
16h – Café com leite de cabra
16h20 – Mesa redonda
18h – Encerramento e entrega de certificados

Carolina Rodrigues
Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Caprinos e Ovinos
Tel.: (88) 3112-7485
carolina@cnpc.embrapa.br

http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=211095&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas