#Volume de chuva ameniza problemas da estiagem no Oeste catarinense

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo a Epagri, 272 milí­metros foram registrados em dezembro.Esperado era apenas 166 milí­metros no mesmo perí­odo na região de SC.

Os 272 milí­metros de chuva registrados no míªs de dezembro já amenizam os prejuí­zos causados pela estiagem entre os meses de outubro e novembro no Oeste de Santa Catarina. A previsão apontava uma média de 166 milí­metros.
Os fení´menos meteorológicos como a geada tardia e depois a seca atrasaram o desenvolvimento do milho nas cidades da região. Em algumas plantações de Chapecó, a espiga de milho não se desenvolveu completamente e pode até comprometer a silagem para o gado. Os prejuí­zos para os agricultores podem chegar a 40%.
Apesar do aumento das chuvas, a pastagem e a produção leiteira ainda registram prejuí­zos. Em novembro, quando a média de precipitação ficou em mais de 100 milí­metros abaixo do esperado, muitos produtores do Oeste contabilizarem prejuí­zos.
O produtor Hugo Sander contou que nos últimos tríªs meses a produção de leite caiu aproximadamente 30%. «Não consigo desenvolver. E não posso largar a criação em qualquer pasto, pois ele não está bom, mas temos que aproveitar o que tem», diz o produtor que teve a produção leiteira reduzida de 20 para 18 litros por vaca.
Segundo a Epagri, entre novembro de 2011 e novembro de 2012 o déficit de chuva registrou 400 milí­metros abaixo do previsto. Até o momento, 26 municí­pios de Santa Catarina já decretaram situação de emergíªncia devido a estiagem, mas a previsão para 2013 é positiva. «Assim como dezembro, nos primeiros meses do novo ano devemos ter chuva. A pastagem está se recuperando e teremos safra cheia, graças a Deus», conta Ivan Baldisera, técnico da Epagri.
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/01/volume-de-chuva-ameniza-problemas-da-estiagem-no-oeste-catarinense.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas