Vigor reverte decisão da Justiça a favor da Frimesa

A Vigor, empresa de lácteos controlada pelo grupo JBS, conseguiu reverter, na noite da última quinta-feira (24), na Justiça uma decisão até então favorável à cooperativa paranaense Frimesa, que atua no mesmo segmento. As duas empresas estão em litígio, nos últimos meses.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Vigor, empresa de lácteos controlada pelo grupo JBS, conseguiu reverter, na noite da última quinta-feira (24), na Justiça uma decisão até então favorável à cooperativa paranaense Frimesa, que atua no mesmo segmento. As duas empresas estão em litígio, nos últimos meses.

O processo envolve uma ação que a Vigor moveu contra a Frimesa, acusando a cooperativa de copiar a embalagem dos iogurtes da categoria grego, confundindo o consumidor. “É o que chamamos de concorrente parasitário”, disse Anne Napoli diretora de marketing da Vigor. “Não questionamos a Frimesa por simplesmente eles terem copiado a cor azul usada no mesmo formato que o nosso produto, mas pelo conjunto de elementos da embalagem, que inclui todo o ‘lay out’ e a campanha de comunicação na mídia, muito parecida com a nossa.”

Segundo Anne, a Frimesa lançou, no fim de 2014, a categoria de iogurtes grego no mercado com o mesma proposta de embalagem da Vigor. “Em pesquisa, 49% dos consumidores disseram que se confundiram com a embalagem (das duas empresas). Inicialmente, procuramos a Frimesa para uma saída amigável, o que não ocorreu. A partir daí, fomos à Justiça”.

No dia 4 de setembro, a Vigor ajuizou uma ação na 18ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo. A juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, que responde pelo caso, acolheu o pedido de tutela antecipada pela Vigor e determinou um prazo de dez dias para que a Frimesa retirasse esses produtos de linha. No dia 11, a Frimesa recorreu com um pedido reconsideração. Três dias depois, a juíza suspendeu os efeitos da tutela antecipada pela Vigor. No dia 22, a Vigor voltou a recorrer e, na quinta-feira, a juíza rejeitou o pedido da Frimesa, mantendo a decisão a favor da Vigor. Procurada, a Frimesa informou que está tomando as providências para se defender nos próximos dias.

Líder na categoria de iogurte grego, a Vigor alega que o questionamento não se resume à embalagem azul. “Pegue o exemplo da Coca-Cola, com o formato da garrafa e a tampa. Esse conjunto de elementos é uma referência. A Vigor defende o ícone da marca que envolve todo um trabalho de inovação”, disse Anne. A Vigor alega perdas potenciais de vendas, desde que a Frimesa lançou seus produtos, mas não tem ainda um levantamento de eventual prejuízo.

O Estado de S. Paulo.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas