#Vereadora pedetista denuncia monopólio do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A vereadora Cleide Almeida (PDT), denunciou na Tribuna da Cí¢mara municipal de Ouro Preto do Oeste o monopólio da empresa Goiasminas Indústria de Laticí­nios detentora da marca Italac vem exercendo na polí­tica leiteira da região central do Estado. Segundo a parlamentar o monopólio da empresa Italac fica evidente quanto í s ações desenvolvidas no ramo de laticí­nios em prol da população de Ouro Preto do Oeste, especialmente os produtores de leite.

Segundo denunciou a vereadora a empresa Italac adquiriu há cerca de cinco anos atrás em regime de aluguel toda estrutura fí­sica e maquinaria da multinacional Parmalat que tinha encerrado suas atividades laticí­nios no Estado. A proposta era que a Italac iria abrir pelo menos um posto de refreamento de leite no municí­pio, fato este que não ocorreu e hoje toda produção de leite que a Italac capta em Ouro Preto do Oeste vai diretamente para sua unidade industrial instalada no municí­pio de Jaru. Esta situação vem fazendo que o municí­pio de Ouro Preto tenha enormes prejuí­zos financeiros quanto aos impostos devidos. Outra denúncia é que a Italac mantém apenas dois funcionários (vigilantes) na fabrica de Ouro Preto este fechamento é estratégico para impedir a instalação de novos laticí­nios na região o que pode se caracterizar como monopólio.

A vereadora disse que o atual modelo do mercado de leite favorece o monopólio, da Italac que vem prejudicando a agricultura familiar o que implica em dizer que não gera emprego/renda. A parlamentar propõe o fortalecimento do cooperativismo como uma opção para evitar o monopólio não só da Italac como de outras empresas que só querem se aproveitar do potencial que tem o municí­pio de Ouro Preto como exemplo a sua pecuária de: leite e corte.

“Enviamos oficio a empresa (Italac) solicitando informações sobre o porque a unidade aqui em nosso municí­pio está fechada. Vamos acionar o Ministério Público para denunciar esta falta de respeito que a Italac vem tendo com o nosso povo”, disse a vereadora que explicou ainda cerca de 80% da produção diária de leite de Ouro Preto do Oeste algo em torno de 152 mil/litros vai para outros municí­pios como: Jaru, Ji-Paraná e outros. A reportagem tentou um contato com a empresa em Jaru, mas ninguém quis falar sobre o assunto, orientando buscar qualquer informação diretamente na matriz em Goiás.
Autor: Alexandre Araújo
http://www.rondonoticias.com.br/ler.php?id=119211

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas