#VACINAí‡íƒO DO REBANHO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Ibaretama inova na luta contra a aftosa

 
Ibaretama. Este municí­pio não possui um dos maiores rebanhos do Estado, mas a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Municipal resolveu articular ações de incentivo í  vacinação dos animais contra a febre aftosa. Para mobilizar todas as comunidades numa área de 877 mil Km², o órgão resolveu pedir o apoio de 50 alunos do Projovem Campo. Isto porque os produtores precisam agilizar a vacinação do rebanho.

A meta do Ceará é imunizar acima de 90%. O prazo para compra da vacina é até amanhã. O produtor tem 15 dias para comunicar í  SDA. FOTO: NATINHO RODRIGUES

O prazo para compra da vacina termina amanhã. Os pecuaristas terão apenas mais 15 dias para aplicar a dose no restante do rebanho e informar a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado.

Segundo o assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Agrário de Ibaretama, Ednaldo Calixto, a preocupação com a vacinação se acentuou com a situação atí­pica enfrentada em todo o Nordeste, por conta da estiagem. Embora sem números precisos, houve redução no rebanho do municí­pio em razão dos efeitos da seca.

Porém a própria presidenta Dilma Rousseff anunciou compromisso do governo federal em repor os rebanhos. O trabalho de campo, realizado pelos alunos do Projovem Campo, funcionará como experiíªncia didática para eles. Ao mesmo tempo farão o levantamento real do número de animais enquanto alertam os criadores sobre a importí¢ncia da imunização.

Além do apoio dos alunos do programa rural, cadastrando os criadores, a Secretaria Municipal abrirá suas portas neste feriado de Corpus Christi. Técnicos estarão de plantão para esclarecer as duvidas, enquanto uma motocicleta continuará percorrendo as comunidades divulgando a campanha contra a aftosa.

A meta é chegar a pelo menos 97% de imunização do rebanho. “Conforme levantamentos feitos pelo órgão municipal ainda restam 545 criadores aplicarem a dose de vacina em 8.452 bovinos”, acrescentou Calixto.

O apoio é bem recebido pelos técnicos da Ematerce. O coordenador municipal da Empresa de Extensão Rural, Edvando Maia, considera valioso o apoio dos alunos do Projovem Campo.

Ele avalia que os jovens poderão convencer os pais da importí¢ncia em auxiliar no controle da febre aftosa. Muitos ainda resistem por acreditar em malefí­cios provocados pela vacina nos animais, dentre eles o surgimento de caroços e comprometimento da carne. “Como são mal informados, a melhor maneira para acabar com a resistíªncia é o convencimento familiar”, explica o coordenador local.

Sobre a mobilização no municí­pio, os alunos da rede pública também estão sendo orientados nas salas de aula. Estão levando a lição para casa: vacinar os animais contra a aftosa só traz benefí­cios para todos. Os animais não ficam doentes e não morrem. Quem consome leite não corre o risco de ser contaminado para a doença e também até a morrer. Quando o Ceará atingir cinco anos consecutivos de vacinação acima dos 80% e 90% no último ano o estado estará livre de barreiras sanitárias.

O agricultor familiar Antonio Claudio dos Santos concorda com o técnico. Ele mora na localidade de Tabuleiro do Mulungu, a mais de 60Km de distí¢ncia do Centro de Ibaretama. Cria 50 cabeças de gado. Todos os animais já foram imunizados. Foi um dos primeiros a comparecer no posto da Ematerce para fazer o cadastro. Ele diz que procura cumprir suas obrigações. “Não há porque ter receio ou questionar”, avalia. Para ele, tanta gente não seria mobilizada a toa. Se existe um motivo. “Com certeza é para o bem de todos”, diz.

O Projovem Campo é um programa de formação escolar rural coordenado pelo Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT) pelo gabinete do governo do Estado.

Em Ibaretama, o programa, o qual recebe o tí­tulo Saberes da Terra, teve iní­cio em outubro de 2012, com duas turmas uma na comunidade de Barreiros, com 36 alunos, e na comunidade de São Francisco, com 26 alunos.

Hoje, o programa se encontra no nono míªs, tendo como eixo central a Agricultura Familiar. Neste perí­odo, eles estão no eixo da Cidadania, Organização Social e Polí­ticas Publicas.

Cada aluno recebe a cada dois meses uma bolsa no valor de R$ 100,00, para ajuda de custo.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1273325

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas