#Vaca clonada a partir de células do tecido adiposo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A vitela «Brasí­lia de Cerrados», que vive no Brasil, é a única sobrevivente da experiíªncia de clonagem a partir de uma célula de tecido adiposo. A pequena vaca, da raça guzerá leiteira, nasceu a 23 de Abril passado, nas explorações experimentais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Planaltina, perto de Brasí­lia.

Outro bovino produzido a partir de células estaminais induzidas do tecido adiposo nasceu vivo mas morreu logo de seguida.
No paí­s que produz a maior quantidade de bovinos no mundo inteiro, este animal tem a particularidade de ser o primeiro fruto de uma experiíªncia destinada a clonar vacas a partir de células da camada adiposa de outro animal.
Segundo Carlos Frederico Martins, investigador da Embrapa e coordenador do projecto, este é o primeiro nascimento com este tipo de clonação celular de que se tem conhecimento na literatura cientí­fica mundial.

A bezerra nasceu com 35 quilogramas de peso e em perfeitas condições de saúde. O animal foi produzido através da técnica de clonagem de transferíªncia nuclear, que consiste em introduzir o material genético de uma célula num ovocito da mesma espécie, a que se tirou o material genético.

Este ovocito é activado para que comece a multiplicar-se e convertido num embrião que é imediatamente implantado no útero de vacas receptoras que serão as «mães de aluguer».

Brasí­lia de Cerrados é fruto das tecnologias de ponta da Embrapa, empresa estatal considerada uma referíªncia mundial em investigação agropecuária tropical, que já fez com que o Brasil se convertesse num dos maiores produtores de alimento do mundo.

Segundo Martins, o íªxito com as células adiposas permite pensar na possibilidade de se clonar animais modificados geneticamente para induzi-los a produzir proteí­nas de interesse humano, como insulina ou factores de coagulação humana.
Fonte: Colombo. com

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas