Vaca capixaba bate recorde mundial em produção de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
A marca obtida foi de 70.593 litros por dia na GranExpoES 2014. Recorde anterior era de 68.960 litros, registrado em Uberlândia.

Vaca capixaba bate recorde mundial de produção de leite (Foto: Léo Junior/ Seag)Vaca capixaba bate recorde mundial de produção de leite (Foto: Léo Junior/ Seag)

Com apenas quatro anos de vida, a vaca capixaba Ampola, da reça Gir Leiteiro, bateu o recorde mundial de produção de leite ao atingir a média diária de 70.593 litros, durante o Torneio Leiteiro da GranExpoES 2014, na última sexta feira (15). Com a marca, Ampola se tornou a mais nova recordista mundial de produção na categoria vaca adulta. O recorde era de 68.960 litros de média e havia sido registrado em julho deste ano, durante uma exposição em Uberlândia.

Ampola, que já havia sido campeã do torneio leiteiro na categoria novilha, na GranExpoES de 2013, é um animal de pasto e não recebe cuidados especiais. Somente em época de torneios, a vaca passa por acompanhamento de especialistas e tem um reforço na alimentação com ração específica para produção, para melhorar o desempenho na competição.

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli comemorou o fato de o recorde ser de criador e animal capixabas. Ele acredita que o avanço na genética conciliado com um bom manejo das pastagens garante aos criadores maior produção de leite por animal, além de menores custos unitários de produção.

Segundo o criador e proprietário do animal, Elio Pimental, a genética é um fator importante para Ampola. Ele contou que a mãe da campeã foi vendida em 2012 por R$ 1,2 milhão, sendo que a avó já havia sido vendida em 2004 por US$ 700 mil. Pimentel disse que cria animais da raça Gir Leiteiro há dez anos na fazenda de Anchieta e ressaltou que a vaca Ampola não está à venda.

http://g1.globo.com/espirito-santo/agronegocios/noticia/2014/08/vaca-capixaba-bate-recorde-mundial-em-producao-de-leite.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas