UE aprova medidas urgentes de apoio ao sector do #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Por causa do embargo da Rússia aos produtos lácteos, a Comissão Europeia anunciou um pacote de medidas urgentes de apoio ao sector leiteiro. Numa primeira fase, a ajuda visa o armazenamento privado de manteiga, leite desnatado em pó e certos queijos.

O mercado de lacticínios europeu começa a sofrer com o embargo russo. No caso português, esperavam-se para Setembro melhorias nos preços para os produtores, mas com a proibição de Moscovo às importações europeias, as dificuldades começam a fazer-se sentir.

José Oliveira, presidente da Associação de Produtores de Leite e Carne (LEICAR), fala das dificuldades do sector nacional. Muitos produtores «reportaram uma descida bastante acentuada nos últimos meses e, em muitos casos, os custos de produção eram equivalentes à venda do preço do leite. Praticamente não havia margem nenhuma de rentabilidade”, contou à Renascença.

Espera por isso que a União Europeia crie “medidas de apoio directo, porque só assim é que esse dinheiro chega à mão do produtor”.

Para já as medidas de apoio anunciadas passam pelo armazenamento dos produtos derivado do leite. O comissário europeu da Agricultura garantiu que mais medidas se vão seguir, se tal fôr necessário.

Anteriormente a União Europeia anunciou que ia entregar um total de 125 milhões de euros aos agricultores para ajudar a minimizar as consequências do embargo russo.

O bloqueio vindo de Moscovo é uma retaliação directa à sanções europeias contra a Rússia, pelas suas acções na Ucrânia. O embargo tem o período de um ano e proíbe as importações de fruta, vegetais, carne, peixe e lacticínios oriundos dos países da União Europeia, dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Noruega.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=160355

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas