#Tradicional festa do queijo no Sertão paraibano é cancelada por falta de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

 
Municí­pio que antes ostentava o tí­tulo de maior bacia leiteira do Cariri paraibano, a cidade de Boa Vista cancelou a edição deste ano da tradicional festa do queijo. De acordo com a Prefeitura da cidade, com a seca prolongada, que ocasionou grandes perdas no rebanho local, os produtores ficaram sem leite para abastecer o evento, que deveria ocorrer no final do míªs de abril.
Boa Vista fica a 177 km da capital João Pessoa e é conhecida por produzir «o melhor queijo coalho da Paraí­ba». Ainda segundo a Prefeitura, a não-realização do evento este ano trará prejuí­zos para toda a cidade, pois a festa já integra o calendário da região e são muitos os comerciantes que lucravam com o evento, não apenas os produtores de leite e queijo. Para o prefeito

O municí­pio é um dos 195 que tiveram situação de emergíªncia decretada. Devido í  escassez de chuvas, o Ministério da Integração Nacional renovou a situação de emergíªncia de Boa Vista. Segundo o prefeito Edvan Pereira Leite (PSDB), «é inadmissí­vel realizar uma festa em um perí­odo como esse, tendo toda a região nordestina e a população prejudicada com a falta de chuvas».

Ainda de acordo com o gestor, a cidade não dispõe de meios necessários para enfrentar ou solucionar os problemas ocasionados pela estiagem. Ele afirma que é preciso que os Governos Estadual e Federal ofereçam maiores condições ao homem do campo para enfrentar esse processo sem que tenha que abandonar suas terras.

Vanessa Silva
Do NE10/ Paraí­ba

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas