#Tradicional banho de leite encerra concurso de ordenha na Expointer

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Proprietários das vacas vencedoras celebraram resultado encharcados.Anita, de Farroupilha, venceu o concurso com produção de 77,4 quilos.

Com uma produção de 77,4 quilos de leite, a vaca Tang Anita Lheros foi a grande vencedora do concurso leiteiro de gado holandíªs da 35ª edição da Expointer, a feira de agronegócios realizada em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O anúncio dos vencedores, divulgado no final da tarde desta terça-feira (28), foi seguido do tradicional banho de leite dos proprietários dos animais vencedores.

O resultado foi obtido depois de cinco ordenhas, realizadas em um intervalo de oito horas entre elas. As duas maiores são descartadas da contagem final, restando outras tríªs, que formam uma média mais aproximada da realidade da produção diária de cada vaca. “Esses resultado não chega a ser nenhum recorde, mas é uma excelente produção”, avalia Marcos Tang,  proprietário da granja de onde veio a fíªmea vencedora e também presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandíªs do estado (Gadolando).
Vaca Anita (Foto: Márcio Luiz/G1)Vaca Anita, de Farroupilha, faturou o concurso de
ordenha na categoria adulto (Foto: Márcio Luiz/G1)

Para chegar a essa produção, a vaca Anita, que completará cinco anos em setembro, foi alimentada naturalmente, com pouco mais de 25 quilos de ração e feno durante o perí­odo, segundo o proprietário. Pelo regulamento, os animais participantes do concurso são impedidos de ingerir qualquer tipo de estimulante. Todas são monitoradas de perto, garantem os organizadores. A vaca do produtor Evandro Chichelero, de Carlos Barbosa, ficou com o tí­tulo na categoria jovem, de até tríªs anos, com produção de 66,7 quilos.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/08/tradicional-banho-de-leite-encerra-concurso-de-ordenha-na-expointer.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas