Em meio ao maior rebanho de gado de corte do Brasil, com 30 milhões de cabeças, pouco a pouco, a produção de leite em Mato Grosso começa a crescer. Com o objetivo de divulgar o trabalho dos produtores, é realizado, em Sinop, durante a 28ª Exponop, que segue até o próximo domingo (10), o 1º Torneio Leiteiro, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura.
A competição começa nesta terça-feira (5) e segue até o sábado (9). Haverá premiação em todas as categorias e troféu de participação para todos os produtores do Torneio. O primeiro lugar ganha uma ordenhadeira mecí¢nica no valor de R$ 4,5 mil.
A maior parte da produção de leite é absorvida pela Cooperativa Selene, que produz, em média, 7,5 mil litros de leite por dia. Segundo o presidente, Pedro Ferri, o destino do leite é a merenda escolar de Sinop e municípios vizinhos. Ele acredita que, apesar do bom desempenho, a produção de leite tem potencial para se desenvolver ainda mais na região e víª no Torneio Leiteiro um incentivo e divulgação.
“Sinop produz aproximadamente 10 mil litros de leite por dia. Apenas em nossa comunidade teríamos capacidade de produzir essa quantidade, se não fosse a questão ambiental, que começa a ser regularizada agora. O torneio é um incentivo ao produtor. Uma vitrine. Aqui ele pode ver e, ao mesmo tempo, demonstrar que é possível expandir ainda mais. Mato Grosso pode ser, sim, referíªncia na produção de leiteâ€, destaca Ferri.
Mato Grosso responde por 2,3% da produção nacional de leite, ocupando a 10ª posição no ranking brasileiro. O Estado conta com 20,9 mil propriedades de pecuária leiteira que produzem, em média, 92,6 litros de leite ao dia.
http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=52782