#Torneio Leiteiro na Exponop mostra potencial da produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em meio ao maior rebanho de gado de corte do Brasil, com 30 milhões de cabeças, pouco a pouco, a produção de leite em Mato Grosso começa a crescer. Com o objetivo de divulgar o trabalho dos produtores, é realizado, em Sinop, durante a 28ª Exponop, que segue até o próximo domingo (10), o 1º Torneio Leiteiro, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura.

A competição começa nesta terça-feira (5) e segue até o sábado (9). Haverá premiação em todas as categorias e troféu de participação para todos os produtores do Torneio. O primeiro lugar ganha uma ordenhadeira mecí¢nica no valor de R$ 4,5 mil.

A maior parte da produção de leite é absorvida pela Cooperativa Selene, que produz, em média, 7,5 mil litros de leite por dia. Segundo o presidente, Pedro Ferri, o destino do leite é a merenda escolar de Sinop e municí­pios vizinhos. Ele acredita que, apesar do bom desempenho, a produção de leite tem potencial para se desenvolver ainda mais na região e víª no Torneio Leiteiro um incentivo e divulgação.

“Sinop produz aproximadamente 10 mil litros de leite por dia. Apenas em nossa comunidade terí­amos capacidade de produzir essa quantidade, se não fosse a questão ambiental, que começa a ser regularizada agora. O torneio é um incentivo ao produtor. Uma vitrine. Aqui ele pode ver e, ao mesmo tempo, demonstrar que é possí­vel expandir ainda mais. Mato Grosso pode ser, sim, referíªncia na produção de leite”, destaca Ferri.

Mato Grosso responde por 2,3% da produção nacional de leite, ocupando a 10ª posição no ranking brasileiro. O Estado conta com 20,9 mil propriedades de pecuária leiteira que produzem, em média, 92,6 litros de leite ao dia.
http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=52782

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas