# TO: Ruraltins de Porto Alegre do Tocantins quer implantar programa Balde Cheio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com a intenção de implantar uma unidade demonstrativa do programa Balde Cheio, no municí­pio de Porto Alegre do Tocantins, a 315 Km de Palmas, na região Sudeste do Estado, foi realizado na terça-feira, 25, por técnicos do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e produtores rurais, uma visita í  propriedade Sí­tio Arueira, onde funciona a unidade demonstrativa, no municí­pio de Combinado, para conhecer todo o processo de produção do leite. Essa unidade tem uma área oito hectares e com 18 matrizes leiteiras e produção em torno de 220 litros dia.

De acordo com o engenheiro agrí´nomo e chefe de escritório do Ruraltins Porto Alegre do Tocantins, Davis Tamasi, a ideia é implantar até ao final deste ano uma unidade de demonstrativa no municí­pio. «Essa visita í  propriedade Arueira nos permitiu conhecer melhor como funciona o programa Balde Cheio. Nossos agricultores familiares esclareceram dúvidas e o que é necessário para impulsionar a produção, além de garantir o melhoramento da renda e qualidade de vida dos mesmos», destacou Tamasi.

Programa Balde Cheio

O Programa Balde Cheio é uma iniciativa do governo federal, por meio da Embrapa, que utiliza uma metodologia de transferíªncia de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econí´micos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

A capacitação e a troca de informações acontecem na propriedade rural, que se torna uma sala de aula, chamada de unidade demonstrativa (UD). Além disso, a programação inclui aulas teóricas, tanto a extensionistas como a produtores, na Embrapa Pecuária e nas propriedades selecionadas.
Fonte: Seagro – TO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas