#Tecnologia pode tirar do leite proteí­na que causa alergia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A pesquisadora Mariana Bataglin Villas Boas, da Unicamp, conseguiu modificar uma proteí­na do leite bovino que é capaz de causar alergia principalmente em crianças.

Isso cria uma alternativa í  formulação de ingredientes na alimentação que sejam menos nocivos í s pessoas suscetí­veis a esta reação imunológica.

Mariana debruçou-se sobre a proteí­na chamada beta-lactoglobulina, existente no leite de mamí­feros, exceto no de humanos.

Essa proteí­na pode desencadear desde um simples processo alérgico, como coceira, até sintomas mais graves, atingindo o trato gastrointestinal e provocando diarreia, irritação e fezes sanguinolentas.

Proteí­na, mas sem alergia

A pesquisa envolveu a modificação estrutural da proteí­na usando dois processos – polimerização por transglutaminase e hidrólise por proteases – que diminuem a resposta do sistema imunológico.

Isso implicou em alterar a proteí­na em diferentes pontos de sua estrutura, avaliando se ainda ela permanecia com seu componente alérgico após cada modificação.

«Não querí­amos que ela ficasse como uma fórmula hidrolisada e sim que conservasse algumas das suas caracterí­sticas. Mas reconhecemos que, a partir do momento em que acontecem alterações, ela já não pode ser mais reconhecida como algo alergíªnico,» diz a pesquisadora.

O leite bovino, segundo ela, «puxa» a lista dos alimentos potencialmente alergíªnicos.

Alergia e intolerí¢ncia ao leite

A alergia ao leite bovino não é o mesmo que intolerí¢ncia ao alimento, que envolve um processo voltado í  incapacidade de digestão da lactose, e não uma reação alérgica.

Os produtos disponí­veis no mercado com fórmulas destinadas í s crianças com problemas de alergia í  proteí­na do leite ainda apresentam uma «alergenicidade residual», decorrente do fato de a hidrólise isoladamente ter uma ação limitada – daí­ o uso da segunda técnica (polimerização), de forma a obter um resultado completo.

A proteí­na estudada por Mariana não é encontrada no leite materno. Este é um ponto crucial a ser esclarecido, sinaliza ela, já que o leite materno é mais indispensável ainda nos primeiros meses de vida, e o recém-nascido pode não aceitar uma proteí­na vinda do leite bovino, comumente usado como substituto.

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=proteina-leite-bovino-causa-alergia&id=8511

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas