Técnicos ensinam gestão e otimizam produção de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Técnicos ensinam gestão e otimizam produção de leite
Luiz Batista produz 300 litros de leite por dia na propriedade familiar em Monte Alegre de Minas

Nos próximos meses, os produtores familiares das cidades de Lavras e São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, vão receber orientação profissional sobre como garantir o equilíbrio entre custo e produção e obter rentabilidade nos negócios. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi a primeira a ser beneficiada pelo trabalho desenvolvido por pesquisadores e técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater).

Por meio de uma avaliação socioeconômica detalhada, que apontou os problemas e as soluções da gestão local, o projeto “Assistência técnica e avaliação econômica da produção de leite em propriedades familiares” envolveu 42 produtores.

Durante dois anos (2012-2014), os profissionais prestaram assistência e analisaram a rentabilidade nos sistemas familiares de produção de leite das propriedades rurais de Uberlândia. O estudo apontou que cerca de 40% dos pecuaristas precisariam melhorar a escala de produção e obter um ponto de equilíbrio nas contas.

“Com a orientação recebida, alguns produtores passaram a suplementar as vacas com rações e a praticar duas ordenhas diárias. Mas o maior benefício foi a adoção do registro de receitas e despesas”, afirma o pesquisador da Epamig Djalma Pelegrini. Para ele, é preciso perceber a importância do gerenciamento dos custos e a necessidade do cooperativismo na atividade. “A compra coletiva de ração e medicamentos, por exemplo, pode ser uma alternativa para diminuir os gastos efetivos da propriedade”.

No campo

Djalma Pelegrini ressalta ainda a importância de Minas na produção leiteira do país. “É um Estado com contingente expressivo de famílias que praticam a atividade. No entanto, muitos enfrentam dificuldades no gerenciamento do negócio e, por causa disso, acabam desistindo do campo e indo para a cidade. Esse trabalho contribui para a redução do êxodo rural, pois apresenta uma forma simples de gestão, em busca de maior rentabilidade e sustentabilidade para os produtores”, explica.

Durante todo o projeto também foram discutidas outras ferramentas de gestão para a análise de despesas e receitas nas propriedades rurais. O objetivo era identificar os sistemas de produção de leite mais eficientes e melhores estratégias de cruzamento para os rebanhos.

De acordo com a coordenadora de Transferência de Tecnologia da Epamig, Juliana Simões, a metodologia será aplicada em outras regiões do Estado. “Em 2010, realizamos um diagnóstico rural da microrregião de São João del-Rei que contribuiu para os trabalhos da pesquisa e da extensão rural na região, além de auxiliar o dia a dia do produtor”, afirma.

O trabalho realizado em Uberlândia resultou na cartilha “Gerenciamento de custos na atividade leiteira”, que está disponível no site www.epamig.br

Resultados

O produtor Luiz Silva Batista, do Sítio Quilombo, em Monte Alegre de Minas, faz diariamente as anotações de ordenha, aplicação de medicamentos e manejo das 24 vacas mestiças de leite. Ele passou a registrar, nos últimos dois anos, receita e despesa para saber a rentabilidade da produção, que é vendida para a cooperativa da região. “Tenho dificuldade com essa parte administrativa, mas, a partir desse controle, tive mais segurança para realizar investimentos”, conta.

Controle

Há oito anos, Inez e Robson Borges produzem queijo frescal em Uberlândia. O casal ficou satisfeito com o resultado obtido. Eles contam que buscaram mais conhecimento técnico e passaram a controlar o fluxo de caixa. Isso os ajudou a perceber como poderiam economizar sem comprometer a produção e garantem estar mais seguros na tomada de decisão.

Eles comemoram a produção diária de 55 queijos, apenas com mão de obra familiar, que garante renda para a educação dos filhos.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/economia-e-negocios/tecnicos-ensinam-gest-o-e-otimizam-produc-o-de-leite-1.317740

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas