Suplemento para o gado pode reduzir aquecimento global

Experiência foi um sucesso. Suplemento precisa ser aprovado para ser comercializado.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Experiência foi um sucesso. Suplemento precisa ser aprovado para ser comercializado.

Cientistas americanos anunciaram uma descoberta que pode reduzir significativamente o aquecimento global. Eles criaram um novo suplemento alimentar para bovinos capaza de reduzir em 30% as emissões de metano destes animais, um gás que impacta nas mudanças climáticas.

A descoberta está sendo considerada um marco na ciência, já que o gado representa 44% das emissões de metano no planeta derivadas da atividade humana. E a redução deste gás pode ser um grande passo na luta contra as mudanças climáticas, segundo os autores do estudo divulgado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

“Se for aprovado pela Administração de Drogas e Alimentos e for adotado pela indústria de agropecuária, este inibidor de metano pode ter um impacto significativo nas emissões de gases de efeito estufa do setor de gado”, disse Alexander Hristov, professor da Penn State.

Para ganhar peso e produzir leite o gado, as ovelhas e as cabras ingerem grande quantidade de ração e pasto todos os dias. Este alimento produz metano durante a digestão. Uma vaca adulta emite 500 gramas deste gás por dia.

A substância denominada 3-nitrooxypropanol desenvolvida pela empresa alemã DSM Nutritional Products e fornecida como um suplemento alimentar para os bovinos, bloqueia a enzina usada para produzir metano sem afetar a digestão, determinou o estudo.

Além de reduzir o gás metano, o experimento realizado durante três meses em estábulos da Pensilvânia com 48 vacas, apontou outros dois resultados muito importantes: os animais ganharam peso normalmente com o consumo do suplemento, e a saúde das vacas e a produção de leite não foram afetadas.

Para Ermias Kebreab, professor de ciência animal na universidade da Califórnia, que não participou do estudo, o resultado é encorajador.
“É uma grande promessa porque não esperávamos chegar a este nível de redução ao aplicar este componente”, afirmou o acadêmico, ressaltando que é muito diferente de outras soluções para a emissão de metano, como manipular a dieta das vacas.

“Eu recomendaria fazer este tipo de estudo por um período mais longo. Deve ser feito durante um ano e em diferentes locais”, disse.

http://www.parana-online.com.br/canal/tecnologia/news/897740/?noticia=SUPLEMENTO+PARA+O+GADO+PODE+REDUZIR+AQUECIMENTO+GLOBAL

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas