Suplementação para bovinos no período seco será destaque na 2ª Expobur 2015, em Rondônia

É comum que os animais sofram um déficit nutricional e o pecuarista pode ter alguns prejuízos como: a diminuição do crescimento e perda de peso, redução na produção de leite e na taxa de fertilidade.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
São Paulo, 30 de junho de 2015 – Em países localizados no trópico sul é comum entre os meses de abril e setembro, as chuvas reduzirem e o ar ficar mais seco, o que chamamos de período seco. Nessa época, a quantidade e qualidade da forragem das pastagens são limitadas, o que faz com que diminua o valor dos nutrientes como proteína, energia e minerais.

É comum que os animais sofram um déficit nutricional e o pecuarista pode ter alguns prejuízos como: a diminuição do crescimento e perda de peso, redução na produção de leite e na taxa de fertilidade.

Para atenuar esses problemas e proporcionar uma alimentação adequada durante este período, os pecuaristas devem investir em um planejamento nutricional adequado a sua produção e fornecer suplementos minerais que contenham proteína e energia, além de macro e microminerais. “No momento de adquirir o suplemento é importante avaliar os níveis de garantia, os ingredientes que o compõe, o consumo esperado e a recomendação técnica. Em última análise, é necessário que o produtor avalie não somente o quanto investirá na suplementação, mas o retorno sobre o capital aplicado quando a suplementação é realizada de maneira correta”, explica José Leonardo, zootecnista e gerente de produtos ruminantes.

Segundo relatório do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013 o estado de Rondônia abateu 2,2 milhões de cabeças de gado e ficou classificado como o sétimo maior produtor brasileiro de carne bovina. Na produção de leite, Rondônia tem uma média acima de 2,2 milhões de litros de leite por dia, sendo considerado o maior produtor de leite da Região Norte e o nono do país.

Entre os dias 1 e 5 de julho, será realizada a 2ª Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur 2015), em Buritis (RO), e o evento contará com exposições de produtos e máquinas agrícolas, concurso leiteiro, cavalgadas, rodeio regional e shows.

A Guabi – um dos maiores produtores de rações, suplementos minerais, dietas, núcleos e premixes do país – estará presente e irá proporcionar aos visitantes a oportunidade de tirar dúvidas sobre a suplementação ideal para bovinos criados a pasto além de apresentar sua completa família de suplementos minerais, a linha Guabiphos.

Para a fase de recria e engorda a Guabi disponibiliza o Guabiphos Engorda VM, suplemento com 18% de proteína bruta e o aditivo melhorador de desempenho Virginiamicina. Este suplemento propiciará ganho de peso adicional de aproximadamente 120 g/animal/dia, se comparado ao suplemento ureado.Quando o objetivo é maximizar ainda mais o ganho de peso de bovinos manejados em regime de pasto, é fundamental o uso de suplementos que disponibilizem maior quantidade de proteína e energia. O fornecimento de carboidratos, presentes em suplementos proteinados e rações de semi-confinamento, resultam em maior ganho de peso e maior produtividade por área.

Para ganho de peso adicional, superior a 200 g/cabeça/dia, a Guabi recomenda o Guabiphos 30 RM Secas (consumo de 1 g/kg de peso vivo animal). No entanto, para ganho acima de 300 g/cabeça/dia, o recomendado é o Guabiphos Supripasto 30 RM. Trata-se de um suplemento proteico/energético, com 30% de proteína bruta, alto teor de NDT (energia) e monensina sódica.

Desenvolvido para vacas leiteiras criadas a pasto, com produção de leite moderada (até 10 kg de leite por dia), o Guabiphos Lactage Protéico é um suplemento mineral protéico energético mais indicado. A qualidade dos ingredientes e os níveis nutricionais do produto favorecem o incremento do consumo e digestabilidade da forragem.

Além da ênfase nos produtos voltados para a pecuária, a Guabi levará para a Expobur 2015 a completa linha Pirá, desenvolvida especialmente para a alimentação de peixes, em todas as suas fases de crescimento e necessidades nutricionais.

Sobre a Guabi

A Guabi Nutrição e Saúde Animal, empresa que há mais de 40 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade e confiabilidade para a nutrição e saúde de todos os animais. Hoje é uma das maiores fabricante de rações e suplementos do Brasil, sempre focada em atender às necessidades de diferentes espécies, em todas as fases produtivas.

Fortemente presente nas áreas de negócios em nutrição para peixes, camarões e equinos, além de ruminantes, soluções em núcleos e premixes e produtos para pequenos e médios produtores, a Guabi atualmente conta com seis unidades fabris localizadas nos estados de São Paulo (em Sales Oliveira,SP), Minas Gerais (em de Pará de Minas e Além Paraíba), Goiás (em Anápolis), Mato Grosso (em Rondonópolis) e Pernambuco (em Goiana), além do Escritório Nacional em Campinas/SP e dois Centros de Distribuição, em Natal/RN e Pecém/CE.
Autor: Bruna Marques
Fonte: O Nortao

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas