#SP: Sul do Brasil lidera crescimento da produção nacional de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Minas Gerais continua na segunda posição no ranking nacional dos maiores produtores de leite. í‰ o que mostra recente levantamento feito pela Leite Brasil, associação que representa os produtores nacionais, com base nos resultados da Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica).

Os estados do sul mantíªm a liderança desde 2007, quando tinham participação de 28,7% na produção brasileira, contra 27,8% do estado mineiro. Em 2011, a participação foi de 31,9% em comparação aos 27,3% registrados por Minas Gerais.

De acordo com a associação, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que compõem a região sul do Paí­s, registraram crescimento na produção de leite de 6,2%, 6,3% e 6,8%, respectivamente, o que fez com que a região chegasse í  marca de 6,4% em 2011. Com o í­ndice, mantíªm-se í  frente de Minas Gerais (4,4%). Os números do sul superam, inclusive, a média nacional, que no perí­odo registrou aumento de 4,5%.

O crescimento nos números estende-se também ao consumo de leite na região. Os estados do sul detíªm os maiores ní­veis de consumo domiciliar de produtos lácteos, de acordo com a última edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada pelo IBGE, em 2011. Enquanto o consumo de leite por pessoa ao ano atingiu 81 litros em Minas Gerais, a média nos estados do sul foi de 105 litros.

Para Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, outro fato relevante da estatí­stica é a produção média de leite por cabeça de gado. «Na região sul, são produzidos cerca de 2.471 litros vaca/ano, enquanto que em Minas Gerais, cada animal produz cerca de 1.555 litros vaca/ano. Outro fator que justifica o forte desempenho dos estados é o investimento em tecnologia para a produção do leite e a preocupação com bons indicadores zootécnicos», afirma.

Sobre a Leite Brasil
A Associação Brasileira dos Produtores de Leite – Leite Brasil – é uma entidade de classe de representação nacional dos produtores de leite, fundada em 1997, em São Paulo. Tem como objetivo defender institucionalmente os produtores nas esferas pública e privada, nacional e internacional, mediando conflitos e estabelecendo diretrizes que valorizem a atividade e o produto. As tríªs principais bandeiras da organização são a defesa da renda do produtor de leite, a extinção do leite informal e a modernização das normas de produção.

Fonte: Leite Brasil

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas