Simental vai mostrar na balança o peso do Leite Simental

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Esta será a 5ª e última etapa do Ranking do Torneio Leiteiro da raça Simental.

 

A qualidade do Simental de dupla aptidão no Brasil experimenta um grande salto genético nos últimos anos. Essa evolução na herança biológica e produtiva será apresentada durante a SP Interlactea 2013 – Exposição Internacional do Agronegócio do Leite, evento que substitui a Feileite que acontecerá de 11 a 16 de novembro, no parque de exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP. O melhor dos exemplares top premium dos nossos selecionadores estará na pista de julgamento e na última etapa do Ranking do Torneio Leiteiro da Raça Simental. A exposiç&at ilde;o da raça é organizada em conjunto pela Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) e o Centro Paulista da Raça Simental (CPRS). O juiz será Plínio Paganini Filho, técnico com experiência no mercado nacional e internacional.

 

Investimentos recentes em controle leiteiro oficial das vacas (convênio da ABCRSS com o PARLPR – Programa de Acompanhamento do Rebanho Leiteiro do Paraná) permitiu alavancar o Programa de Melhoramento Genético conduzido pela Associação, respondendo pelo rápido crescimento do plantel da raça no País. “Na Agroleite (Castro/PR) apresentamos oficialmente ao mercado a raça Simlandês, um cruzamento que leva 5/8 de sangue Simental. O Simlandês torna-se uma excelente alternativa para a pecuária leiteira brasileira em função do alto teor de sólidos e baixa contagem de células somáticas (CCS), pois com o pagamento por qualidade de leite, estes fatores rendem ao pr odutor hoje, um acréscimo em torno de R$ 0,06 por litro de leite pago pelo laticínio”, lembra Alan Fraga, criador e presidente da ABCRSS.

 

Para este ano ABCRSS/CPRS preveem inscrever 80 animais da mais alta qualidade genética. O torneio leiteiro terá oito ordenhas distribuídas entre os dias 12 e 14 de novembro. Os julgamentos acontecem nos dias 15 e 16 de novembro. Além dos excelentes resultados que todo ano a raça alcança no torneio leiteiro e na pista de julgamento, os criadores de Simental de dupla aptidão (carne e leite) deverão computar bons negócios e o interesse de muitos pecuaristas. Como em 2012, acontecerá a final do Ranking Nacional do Torneio Leiteiro da Raça Simental – após as etapas de Itapetininga/SP, Uberaba/MG, Batatais/SP e Castro/PR. “Vamos trazer a nata do leite para este evento”, finalizou Alan.

 

Sobre a SP Interlactea 2013 – A Exposição Internacional do Agronegócio do Leite, a SP Interlactea 2013, mantém a tradição de um dos maiores eventos da cadeia produtiva de leite da América Latina. O evento acontecerá de 11 a 16 de novembro, no parque de exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel – Avaré (SP). A SP Interlactea 2013 substitui a extinta Feileite, que era realizada no Agrocentro (SP). A exposição é organizada pela Companhia Paulista de Eventos e Turismo – CPETUR, pelo Sindicato Rural de Avaré contando com a colaboração técnica e institucional direta da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e das associações nacionais de criadores de pecuária leiteira.

 

Fonte: Portal do Agronegocios

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas