#Simental brasileiro mostra potencial genético na Feileite 2012

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Maior exposição nacional indoor do setor lácteo apresenta a evolução biogenética atual de exemplares top premium da raça Simental

A qualidade do Simental de dupla aptidão no Brasil experimenta um grande salto genético nos últimos anos. Essa evolução na herança biológica e produtiva será apresentada durante a Feileite 2012 – Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), nos dias 19 a 23/11. O melhor dos exemplares top premium dos nossos selecionadores estará na pista de julgamento, no torneio leiteiro e no leilão da raça. A exposição da raça é organizada em conjunto pela Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) e o Centro Paulista das Raças Simental e Simbrasi (CPRSS).

Investimentos recentes em controle leiteiro oficial das vacas e em sistemas métricos de informações para inclusão da capacidade de produção de leite no Programa de Melhoramento Genético que a Associação respondem pelo rápido crescimento do plantel da raça no Paí­s. “Temos vários exemplos de vacas adultas produzindo acima de 50 quilos de leite/dia e foi assim que chegamos a criar novilhas produzindo até 45 litros de leite na primeira cria”, lembra Alan Fraga, presidente da ABCRSS. “Primeiro fizemos grandes matrizes e agora estamos fazendo grandes touros para a pecuária leiteira e com o diferencial de também serem ótimos na produção de carne. Nossos animais além de produzir muito leite, obrigatoriamente, são positivos para a produção de carne”.

Para este ano ABCRSS/CPRSS preveem inscrever 80 animais da mais alta qualidade genética. Além dos excelentes resultados que todo ano a raça alcança no torneio leiteiro e na pista de julgamento, os criadores de Simental de dupla aptidão (carne e leite) deverão computar bons negócios e o interesse de muitos pecuaristas. “Ainda estamos definindo os juí­zes que irão fazer a pista. Como em 2011, acontecerá a final do Ranking Nacional do Torneio Leiteiro da Raça Simental – após as etapas de Itapetinga/SP, Uberara/MG e Castro/PR – e vamos trazer a nata do leite para este evento”.

A Feileite é de extrema importí¢ncia para a raça Simental, pois representa uma grande vitrine onde é possí­vel demonstrar todas as qualidades e caracterí­sticas de uma raça de dupla aptidão (carne e leite), fazer excelentes negócios e despertar o interesse de pecuaristas de todo o paí­s pela raça. “Vale ressaltar a participação da raça em um valioso evento que ocorre durante a Feileite: o Concurso de Sólidos promovido pela DPA – Dairy Partners Americas, e trata-se de uma iniciativa criada para mostrar a grande importí¢ncia que os sólidos tíªm para a cadeia láctea”, atesta Marisa Saad, presidente do Centro Paulista. “Na Feileite vocíª pode ver o resultado da raça de dupla aptidão, boa de carne e boa de leite, mostrar na balança o peso do leite Simental”.

A raça Simental sempre se destaca neste concurso pelo alto í­ndice de sólidos em seu leite. “Nosso leite apresenta 20% a mais de sólidos (gordura) em relação ao produzido por outras raças leiteiras, o que significa maior valorização do produto no laticí­nio, que chega a pagar 20% a mais pelo litro”, frisa Fraga.

Nas competições da Associação Brasileira de Produtores de Leite (ABPL), onde um ranking é elaborado a partir da medição da qualidade do leite produzido por vacas de diversas raças, o Simental tem figurado nas primeiras posições. Com o Brasil se consolidando como exportador de produtos lácteos é importante enfatizar que o leite com maior teor de sólidos torna o paí­s mais competitivo.

Sobre a Feileite

A Feileite – Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite reúne animais de raças leiteiras provenientes de criatórios de todo Paí­s e possui uma extensa programação de julgamentos, concursos leiteiros, leilões e cerca de 100 eventos paralelos. São esperados mais de 20 mil visitantes, dentre pecuaristas, profissionais liberais e técnicos, executivos, estudantes, zootecnistas, veterinários, agrí´nomos, consultores, tratadores e outros interessados no setor. Estrangeiros também prestigiam a feira, principalmente de paí­ses das Américas do Sul, do Norte e Central, além da Europa, ísia e ífrica. Todos os setores da cadeia produtiva do leite estarão presentes na maior feira indoor do setor leiteiro da América Latina

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=139203

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas