#Setor leiteiro brasileiro possui 96 ações prioritárias

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

“O Estado está disposto a estender a mão ao produtor e mostrar que vale a pena produzir neste terra”. A afirmação é do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, ao conhecer 96 ações prioritárias ao setor leiteiro brasileiro. O documento, elaborado durante a Conferíªncia Nacional do Leite, deverá transformar-se em Polí­tica e compila discussões e necessidades oriundas de diferentes estados brasileiros.

As ações propostas estão divididas em 11 temas: sanidade, defesa comercial, capacitação e assistíªncia técnica, polí­ticas de crédito, tributação, infraestrutura e logí­stica, promoção comercial, legislação, fiscalização, pesquisa e desenvolvimento e organização do setor. Parte das propostas elaboradas pelo setor leiteiro visa í  proteção do mercado lácteo brasileiro de produtos argentinos, uruguaios, europeus e neozelandeses e ações compensatórias devido a custos ambientais.

Em destaque, está o reforço para a restrição das importações de leite em pó e queijo de paí­ses do Mercosul, a partir da renovação de cotas para a entrada desses produtos no Brasil. Segundo Mendes Ribeiro, o governo federal busca um diálogo com a Argentina e o Uruguai com o objetivo de manter os acordos bilaterais e preservar o produtor brasileiro. Na questão tributária, uma dos itens abordados foi o fim da cobrança de PIS/Cofins sobre rações e suplementos usados na alimentação do rebanho.

RELATí“RIO SERí DISTRIBUIDO

As sugestões, definidas durante os tríªs dias de Conferíªncia, foram englobadas ao texto final, redigido pelo deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), que responde pela relatoria da Subcomissão do Leite da Cí¢mara. O relatório ainda será formatado e distribuí­do para todo o paí­s até o fim do míªs. Ao entregar o documento, o deputado gaúcho reiterou a necessidade de que sejam dadas as condições para se produzir melhor e com menor custo.

Foi sugerida ainda a montagem de um grupo de trabalho interministerial para dar vazão ao relatório, o que foi acatado pelos ministros presentes e também por representantes do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Alceu Moreira também incentivou a indicação imediata dos membros do Conselho Nacional do Leite, que será criado para dar voz í  cadeia do leite, que envolve 1,3 milhão de produtores. «Após a conferíªncia, o conselho será o grande responsável por falar pelo setor», explicou.

MAIS DETALHES

Entre as propostas apresentadas está a sugestão de retirar das embalagens de leite o aviso de que o produto não deve ser usado para alimentar crianças menores de 1 ano de idade e de revisar a lei do descanso dos caminhoneiros, de forma a diferenciar, nela, o transporte de produtos lácteos, por serem perecí­veis. Ainda no campo de logí­stica, os produtores pedem uma polí­tica de incentivo ao uso de transportes ferroviários e hidroviários e a subvenção ao frete para os insumos que compõem a ração concentrada.

O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, enfatizou que a ideia é criar uma polí­tica para o setor leiteiro brasileiro que permita um crescimento ainda maior dessa cadeia no paí­s. “Já somos o quinto maior produtor de leite do mundo e atualmente produzimos 32 bilhões de litros por ano”, lembrou.

Fonte: matéria adaptada com informações do jornal Estado de Minas, Sindlat e Agíªncia Brasil

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas