#SETOR LíCTEO PROPí•E RESTRIí‡í•ES A IMPORTAí‡í•ES

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Representantes dos diversos segmentos do setor lácteo propuseram aos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), e do Desenvolvimento Agrário (PT-RS), esta semana, que convençam a governo federal a restringir as importações do Uruguai e da Argentina. O deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), relator da subcomissão do Leite da Cí¢mara dos Deputados, acredita que a cadeia láctea dará respaldo polí­tico para que os ministros consigam estabelecer limites í s importações.

Os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio mostram que as importações brasileiras de produtos lácteos cresceram 64% nos últimos dois anos, passando de 79 mil toneladas entre janeiro a setembro de 2010 para 129,2 mil toneladas nos nove meses deste ano. Na comparação com 2011, o crescimento é de 12%. Entre janeiro e setembro de 2012, as importações de lácteos uruguaios cresceram 162% (para 54,7 mil toneladas), da Argentina, 32% (para 60,8 mil toneladas) e do Chile, 93% (para 5,6 mil toneladas).

Alceu Moreira argumenta que a entrada de produtos lácteos dos paí­ses vizinhos está tirando empregos nos laticí­nios brasileiros Ele classifica como “lixo, resí­duo industrial”, o soro de leite em pó uruguaio que é comercializado no mercado brasileiro. Na opinião do deputado, o sistema de cotas de importação, como o acordado entre os setores privados do Brasil e da Argentina, não resolve o problema. “Eles reduziram as vendas de leite, como estava previsto, mas aumentaram as de derivados. Entretanto, um quilo de queijo equivale a 10 litros de leite”, disse.

Fonte: Gazeta de Alagoas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas