Setor do leite confrontado com «previsões ainda mais pessimistas»

As quotas leiteiras na União Europeia acabaram há três meses. Três associações de produtores, ouvidas pela TSF, dizem que o setor está a atravessar uma grave crise e que várias explorações poderão ter de fechar.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

José Campos Oliveira da Associação de Produtores de Leite e Carne diz que o setor atravessa uma crise que «não tem paralelo desde que o país aderiu à União Europeia». Este dirigente associativo diz que o embargo à Rússia, o fim das quotas e a dimuição do consumo de leite estão a criar uma «situação gravíssima» que originou uma quebra de preços na «ordem dos 25 a 30%».

José Campos Oliveira revela que várias explorações estão a vender abaixo dos custos de produção e «isso não é sustentável por muito tempo. Se esses preços se mantiverem há explorações que vão ter de fechar, não vão aguentar». O Presidente da Associação de Produtores de Leite e Carne admite que o Ministério da Agricultura não tem instrumentos para intervir». Isto tem «de ser decidido ao nível da União Europeia».

Carlos Neves, da Associação de Produtores de Leite de Portugal diz que a situação «ultrapassou as previsões mais pessimistas. Há importações de queijo ao preço da chuva. Há menos consumo e mais produção na Europa».

Para Carlos Neves o setor da distribuição tem um papel chave na resolução desta crise; » se a distribuição não mudar de vida, não passar das palavras aos atos, se não tiver uma atitude para salvar a produção nacional comprando produtos português a um preço que dê para pagar os custos de produção, o setor do leite não tem hipóteses nesta altura».

Nos Açores, segundo Jorge Rita da Federação Agrícola do arquipélago, o preço nos últimos meses baixou cerca de 7 cêntimos por litro. Este dirigente diz que está a acontecer aquilo que já previa há 3 meses e, se nada mudar, «haverá a falência de muitas explorações nos Açores».

TSF- Rádio Noticias

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas