#SENAR/MS oferece 120 vagas em minicursos durante a Dinapec

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A adoção do manejo correto e de práticas de bem estar animal podem elevar o rendimento da pecuária em até 25%. O cálculo é do médico veterinário Alfredo Vera Escalante, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SenarMS) que vai ministrar o curso Manejo Racional de Bovinos para Abate durante a oitava edição da Diní¢mica Agropecuária (Dinapec), realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de quarta a sexta-feira (13 a 15), na sede da Embrapa.

O curso aborda desde o comportamento animal, as orientações básicas na utilização das instalações até as medidas de segurança e boas práticas de saúde animal. “Entre as caracterí­sticas da carne estão valores que sabemos que existem, mas não o vemos no produto. í‰ o critério moral e a forma como ela é produzida, que agrega barbaridade para o produto”, diferencia o instrutor.

Além do minicurso relacionado í  cadeia produtiva da carne, outros tríªs serão ministrados no evento pelos instrutores do SENAR/MS. Os temas abordados serão: gestão de resí­duos na propriedade rural, licenciamento ambiental e produção de leite com qualidade. Cada minicurso terá aproximadamente 30 vagas e serão desenvolvidos nos dias 14 e 15 de março, em dois perí­odos, entre as 8h e 12h e das 13h í s 17h.

O veterinário, Rodney Guadagnin Santos, instrutor do curso “Produzindo leite com qualidade”, abordará durante a Dinapec, conceitos básicos do setor, como anatomia do animal e as práticas que devem ser adotadas na propriedade para garantir a referíªncia0 do produto. “As exigíªncias com a qualidade vem do próprio produtor, uma vez que quanto melhor o leite, maior também o valor agregado e a rentabilidade do pecuarista”, afirma o veterinário.

Composição do leite, aspectos de higiene e sanidade, anatomia básica do úbere, processos de ordenha manual e mecí¢nica, serão alguns dos conteúdos trabalhados pelo veterinário na próxima sexta-feira (15).

Para ter acesso aos minicursos oferecidos pelo Senar/MS, durante a VIII Dinapec, os interessados devem preencher o formulário disponí­vel no site www.cnpgc.embrapa.br e realizar um depósito no valor de R$ 30,00. Os minicursos serão desenvolvidos na sede da Embrapa Gado de Corte, onde estarão expostas 37 estações de estudo, que possibilitarão 50 diní¢micas, com participação de 26 instituições e 19 Unidades da Embrapa.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
(67) 3320-9728/9729 // (67)8401-1048
www.famasul.com.br
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=275306&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas