#Senar oferece curso sobre produção de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Quase 90% do leite produzido em Mato Grosso do Sul tem origem na agricultura familiar, em sua maioria, em assentamentos. A importí¢ncia da atividade no Estado não é apenas econí´mica, mas também social. Devido a essa releví¢ncia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) capacita produtores para extração, armazenagem e transporte do produto no curso ‘Como produzir leite com qualidade’. Na terça e quarta-feira (27 e 28), o curso será oferecido na região Leste do Estado, no municí­pio de Taquarussu.

O foco inicial do curso é a Instrução Normativa Nº62 (IN-62), determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e obrigatória em todos os Estados do Brasil. A IN-62 atualiza a IN-51/2002 e regulamenta a produção de leite no Brasil no quesito qualidade do produto. De acordo com a mobilizadora, Marilu De Biasi, a demanda surgiu do Assentamento Primavera, que é novo no municí­pio. “O curso busca aprimorar os conhecimentos sobre a norma para que esses trabalhadores possam produzir e vender leite de acordo com as determinações do Mapa”, explica.

A capacitação do Senar vai oferecer conhecimentos sobre ações básicas, como alimentação correta, prática de manejo para obtenção do leite e medidas de higiene na ordenha manual e mecí¢nica, além de conhecimentos técnicos voltados para a produção, como refrigeração, transporte, contaminação e controle da qualidade do leite.

A economista do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, fala da importí¢ncia do investimento em qualificações em Mato Grosso do Sul.  “Tudo o que oferecermos em capacitação aos produtores e trabalhadores rurais, certamente se transforma em desenvolvimento. Cursos como esse podem alavancar a qualidade e o desenvolvimento da pecuária de leite no Estado”, salienta Adriana.

O curso sobre ‘Como produzir leite com qualidade’ possui carga horária de 16h e limite de 15 participantes. Mais informações sobre essa capacitação e outros cursos podem ser encontradas no site do Senar (www.senarms.org.br) ou pelo telefone 3320-9700. Os cursos do Senar/MS são oferecidos gratuitamente aos produtores, com a parceria dos sindicatos rurais.
http://www.folhacg.com.br/noticias-ler/senar-oferece-curso-sobre-producao-de-leite/4609/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas