#Senar-MT lança treinamentos para desenvolver produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O brasileiro consome apenas 47 quilos de frutas frescas ao ano, número muito inferior ao consumido por habitantes de países desenvolvidos, que varia de 70 a 120 quilos por ano. Os dados são da Câmara Setorial da Cadeira Produtiva de Fruticultura, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que aponta o baixo consumo interno do produto como um dos entraves do desenvolvimento da cadeia produtiva.

 

Outro problema que limita a ampliação do setor é a falta de mão de obra capacitada. Pensando em sanar essa dificuldade o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso lança nessa quarta-feira (18/12) seis treinamentos na área de fruticultura. Cultivo do Açaizeiro; Cultivo do Cupuaçuzeiro; Cultivo do Guaranazeiro; Cultivo de Pequizeiro (24h); Produção Integrada de Frutas e Cultivo de Videiras. Todos os treinamentos são de 40 horas, exceto Cultivo de Pequizeiro, que tem 24 horas de carga horária.

 

«Os novos treinamentos dão ao produtor uma nova oportunidade de negócio para atender o mercado consumidor do Estado e o brasileiro», acredita o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar-MT, Dalmir Kuhn. Ele participou da formatação dos novos treinamentos da cadeia produtiva da fruticultura. «O produtor será beneficiado porque terá a oportunidade de trabalhar com tecnologia, aumentando a qualidade na produção. E dessa forma melhorar a rentabilidade na sua atividade», explica «A população também é beneficiada por terá acesso a novas cultivares que serão produzidas no estado, reduzindo assim o valor pago por esses produtos», completa.

 

Os novos cursos foram demandados pelos produtores durante o workshop das Cadeias Produtivas realizado pelo Senar-MT em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2012.

 

«Atualmente a instituição de ensino rural oferece 158 treinamentos. Para o primeiro semestre de 2014 teremos vários outros lançamentos para atender a demanda das cadeias produtivas elencadas como prioritárias para o Senar-MT. Esta lista inclui ainda a cadeia do algodão, piscicultura, olericultura, fruticultura, sistemas florestais e bovinocultura de leite», destaca o presidente do sistema Famato/Senar, Rui Prado.

 

A instituição oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), porém pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da entidade que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).

 

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=448895

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas