#SENAR e Aurora lançam 2a fase do maior programa de qualificação do leite de SC

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Coopercentral Aurora Alimentos, as cooperativas agropecuárias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) lançam nesta segunda-feira (19/11), í s 15 horas, no auditório da Aurora, em Chapecó, a segunda fase do PAQL – Programa Aurora de Qualidade do Leite.

O ato reunirá dirigentes, instrutores, representantes das filiadas, presidentes dos sindicatos rurais de SC, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrí­cola de Santa Catarina (Cidasc). O iní­cio dos treinamentos da fase II está previsto para o míªs de março de 2013 quando inicia a profissionalização de mais de 1000 produtores ligados a atividade leiteira.

O presidente do conselho de administração do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi e o diretor de agropecuária da Coopercentral Aurora, Marcos Antonio Zordan, enfatizam que esse é mais um esforço para tornar o oeste catarinense a melhor bacia leiteira do paí­s. «A profissionalização dos produtores rurais evitará sua expulsão da atividade», acrescentaram.

Desde setembro de 2011 que o Senar e a Aurora desenvolvem o PAQL, considerado um dos maiores projetos de qualificação profissional de Santa Catarina que capacita milhares de criadores de bovinos leiteiros do oeste barriga-verde. Na primeira etapa do programa (2011 e 2012) participaram 1.238 produtores, mediante investimento 185 mil reais aportados pelo Senar (que suporta os custos de instrutores, refeições e material didático). A Coopercentral Aurora Alimentos participa com a organização, técnicos, transporte e visita a indústria de lácteos. Os resultados obtidos com o treinamento são a padronização das etapas de produção, a capacitação do produtor rural na melhoria da atividade leiteira com foco na qualidade e renda e o melhor rendimento industrial no processamento de uma matéria prima com melhor qualidade.

Além do conteúdo teórico em sala de aula, cada treinando fez quatro horas de prática em uma ou mais propriedades de produtores participantes. O treinamento tem foco na qualidade do leite. O módulo inicial dura 16 horas e tem o caráter de um treinamento nivelatório. Estão previstas fases subsequentes que visam aprimorar os conhecimentos e aumentar a segurança alimentar da cadeia fornecedora de matéria prima da Aurora.

Data: 19/11/2012 – SEGUNDA-FEIRA

Horário: 15 HORAS

Local: AUDITí“RIO DA AURORA (Rua João Martins, 219-D – CHAPECí“)

FONTES:

· JOSí‰ ZEFERINO PEDROZO – PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAí‡íƒO DO SENAR/SC

· MARCOS ANTONIO ZORDAN – DIRETOR DE AGROPECUíRIA DA COOPERCENTRAL AURORA

· MíRIO LAZNASTER – PRESIDENTE DA COOPERCENTRAL AURORA

· GILMAR ZANLUCHI – SUPERINTENDENTE DO SENAR/SC

· JOEL JOSí‰ PINTO – COORDENADOR DE TREINAMENTO DA COOPERCENTRAL AURORA

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas