#Senado debate alternativas para fortalecer cadeia produtiva do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Soluções para melhorar o desempenho dos segmentos que compõem a cadeia produtiva do leite serão debatidas nesta quinta-feira (4/4), í s 8h30, em audiíªncia pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado. A reunião foi solicitada pelo presidente da CRA, senador Benedito de Lira (PP-AL), com apoio do vice-presidente, Acir Gurgacz (PDT-RO), e dos senadores Jayme Campos (DEM-MT) e Waldemir Moka (PMDB-MS).
Atualmente, o principal problema enfrentado pelos produtores é o baixo preço pago pelo leite. Levantamentos demonstram que o custo de produção de cada litro é R$ 1,30. “O que o produtor recebe não cobre os custos de alimentação do gado. Cada litro deveria custar, no mí­nimo, R$1,50. Um litro de leite vale menos do que uma garrafa de água mineral ou um cafezinho”, revelou o senador Benedito de Lira.
Benedito de Lira acredita que a desoneração de insumos para os pequenos produtores, a abertura de linhas de crédito com juros baixo e o estabelecimento de preços mí­nimos para o leite podem beneficiar o setor. “Produzir leite neste paí­s é uma luta. Já que o governo faz desoneração para diversos segmentos industriais para a manutenção de empregos, também deveriam existir incentivos para a cadeia leiteira, com especialidade para os pequenos produtores”, ressaltou.
Outra proposta é o aperfeiçoamento genético do rebanho para aumentar a produção e o financiamento para pequenos laticí­nios a fim de evitar a deterioração do produto. “A Comissão quer saber os projetos do Ministério da Agricultura e da Emater para permitir o acesso de pequenos produtores a essas tecnologias”, explicou.
Foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, da Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticí­nios, da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida, do Sindicato Nacional da Indústria da Alimentação Animal, da Embrapa e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Fonte: Senado Federal
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=145168

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas