Selo De Pureza 100% Búfalo Identifica A Verdadeira Mozzarella

Com intuito de ajudar o consumidor e também agregar valor ao produto, o Instituto Totum analisou amostras de 17 marcas de mozzarella mais conhecidas no País.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com intuito de ajudar o consumidor e também agregar valor ao produto, o Instituto Totum analisou amostras de 17 marcas de mozzarella mais conhecidas no País. Os testes de DNA realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base nas amostras coletadas pelo Totum, mostram que oito marcas atendem ao padrão de pureza estabelecido pela Norma Técnica do selo. Nove marcas foram reprovadas.
Produção de mozzarellas de búfala

A ABCB aconselha que o consumidor procure as marcas que apresentem o Selo de Pureza 100% Búfalo. Esta é a única garantia de que aquelas com resultados de pureza positivos irão prezar por repeti-los, mesmo em períodos de menor oferta de leite
Está mais fácil para o consumidor identificar a verdadeira mozzarella de búfala nas prateleiras. Produzido com rigor de pureza na Itália, sem misturas com leite de vaca, este tipo de queijo, cuja produção no Brasil vem crescendo cerca de 20% ao ano, ainda é adulterado por algumas marcas no País, que acrescentam grande quantidade de leite de vaca durante a fabricação dos produtos.

Dessa forma, os produtos impuros são vendidos nos supermercados, sem as informações corretas no rótulo, o que é um direito do consumidor. As mozzarellas impuras também vão para os restaurantes, que compram os queijos misturados por serem mais baratos e informam em seus cardápios que é “de búfala”.

Com características nutricionais superiores ao leite de vaca, o leite de búfala possui mais cálcio, vitaminas, proteínas e menos colesterol que o leite de vaca, o que resulta em queijos saudáveis. No entanto, com a prática de misturar leite de vaca durante a fabricação para baratear custos, os produtores privam o consumidor das qualidades nutritivas da mozzarella de búfala, não informam isso nas embalagens e até usam substâncias branqueadoras para mascarar o queijo impuro.

Mozzarellas feitas exclusivamente com leite de búfala, sem adição de leite de vaca e outras substâncias, recebem o Selo de Pureza 100% Búfalo, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo (ABCB). O Instituto Totum, organismo de certificação, é o responsável pelo gerenciamento, coordenação e fiscalização do Programa de Pureza.

Com intuito de ajudar o consumidor e também agregar valor ao produto, o Instituto Totum analisou amostras de 17 marcas de mozzarella mais conhecidas no País. Os testes de DNA realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base nas amostras coletadas pelo Totum, mostram que oito marcas atendem ao padrão de pureza estabelecido pela Norma Técnica do selo.

Veja as oito marcas aprovadas consideradas puras:

Bom Destino

Búfala Almeida Prado

Bufalíssima Natal

Búfalo D´Oeste

Búfalo Dourado

Di Búfalo

Estância Alambari

La Vera

Nove marcas foram reprovadas nos testes de qualificação, sendo que algumas utilizam em sua composição mais de 50% de leite de vaca, omitindo essa informação em seus rótulos. Confira as marcas reprovadas:

Biancolatte – 50% de leite de vaca

Brava – 10% de leite de vaca

Bufalat – 100% de leite de vaca

Buffa – 5% de leite de vaca

La Bufalina – 70% de leite de vaca

Nacon – 1% de leite de vaca

Vitalatte – 5% de leite de vaca

Yema – 93% de leite de vaca

Montezuma – 30% de leite de vaca

A ABCB aconselha que o consumidor procure as marcas que apresentem o Selo de Pureza 100% Búfalo em suas embalagens. Esta é a única garantia de que aquelas com resultados de pureza positivos irão prezar por repeti-los, mesmo em períodos de menor oferta de leite de búfala.

Criado há 13 anos pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) – o Selo de Pureza 100% Búfalo realiza análises em marcas que participam de seu programa de pureza e concede, aos laticínios filiados, o direito de usar a marca Selo de Pureza 100% Búfalo em embalagens de produtos, desde que sejam produzidos exclusivamente com leite de bubalinos, sem adição de leite de vacas ou outras substâncias.

http://www.segs.com.br/demais/44564-selo-de-pureza-100-bufalo-identifica-a-verdadeira-mozzarella-associacao-brasileira-de-criadores-de-bufalo-abcb-e-instituto-totum-avaliaram-17-marcas.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas