Secretaria da Saúde do PR suspende venda de #leite da marca Líder

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Dois lotes suspeitos de adulteração fazem parte da determinação da Sesa. Empresa afirma que já havia retirado os lotes do mercado no Carnaval.

 

 

A Secretaria de Saúde (Sesa) do Paraná suspendeu a venda de dois lotes de leite da marca Líder, no estado. A medida foi tomada após amostras terem sido descobertas com contaminação por ureia e formol, no Rio Grande do Sul, onde o leite é produzido.

 

Os lotes com a venda suspensa são “Lob 04 D 06:00”, fabricado em 13/02/2014, e “Lob 18 C 04:01”, fabricado em 14/02/2014. Conforme a determinação, a empresa LBR, proprietária da marca, deve recolher todos os produtos distribuídos no Paraná.

 

Segundo a Sesa, os consumidores que eventualmente tenham comprado alguma caixa de leite desses lotes devem suspender o consumo imediatamente. A orientação é para que eles busquem os direitos diretamente com os pontos de venda ou com o fabricante.

 

O problema no leite foi identificado no Rio Grande do Sul após uma investigação para apurar irregularidades com o leite fornecido por uma distribuidora da região. Conforme o Ministério Público (MP) gaúcho, a distribuidora usava ureia para mascarar a água que era adicionada ao leite, com o objetivo de aumentar o volume do produto. Ainda segundo o MP, a ureia contém formol, que pode causar diversos tipos de problemas aos humanos, entre eles, câncer.

 

Estima-se que a unidade da LBR de Lobato, no norte do Paraná, tenha recebido 199 mil litros de leite adulterado. A empresa informou que os lotes com problema foram comercializados na região norte do Paraná e também em Guaratinguetá, no estado de São Paulo, onde há outra fábrica que recebeu leite suspeito de contaminação.

 

Conforme a LBR, em ambos os casos, os produtos foram retirados do mercado durante o Carnaval. Caso algum consumidor tenha adquirido os produtos dos lotes com a venda suspensa, a empresa se compromete a trocar o produto ou devolver o dinheiro. Para isso, os consumidores devem procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente, no telefone 0800-011-2222.

 

Leite Compensado

Durante a quarta fase da Operação Leite Compensado desencadeada em oito municípios gaúchos, o proprietário de um posto de resfriamento de Condor foi detido. Segundo o MP, 300 mil litros de leite adulterado foram enviados a Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná, e colocados à venda. Ainda de acordo com o MP, transportadores faziam a troca de leite de um caminhão para outro, sem condições de higiene.

 

A LBR informou que possui um controle de qualidade interno e que submeteu todo o leite recebido pelo posto de resfriamento suspeito a um controle de qualidade e não encontrou nenhum tipo de contaminação. A empresa disse ainda que possui laudos de órgãos oficiais e particulares que atestam a qualidade do lote recebido. Mesmo assim, a LBR afirma ter optado por manter o produto estocado e à disposição das autoridades para novas análises.

 

 

http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2014/03/secretaria-da-saude-do-pr-suspende-venda-de-leite-da-marca-lider.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas