#Seagri entrega kit de inseminação artificial a agricultores de São Sebastião

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Representantes da comunidade já foram capacitados para realizar o procedimento
Agricultores da comunidade Curralinho, Zona Rural de São Sebastião, Agreste alagoano, receberam da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), nesta quinta-feira (4), um botijão com 90 doses de síªmen de touros de alto valor genético e um kit de inseminação artificial. A ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Seagri, e visa melhorar o rebanho dos pequenos agricultores para, com isso, aumentar a produção de leite.

Os representantes da comunidade, acompanhados pela secretária municipal de Agricultura, Maria das Graças dos Santos, receberam os equipamentos do gestor do Alagoas Mais Leite, Renato Carvalho. Segundo ele, o repasse ocorreu por meio de uma permissão de uso para a Associação dos Produtores Rurais de Curralinho. De acordo com o gestor, cinco moradores da comunidade já foram capacitados em inseminação artificial, num curso promovido pela Seagri, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha.

“Eles mesmos poderão fazer o procedimento nos animais. Com isso, teremos crias melhoradas geneticamente e com maior potencial para produção de leite do que as matrizes. Nosso objetivo é profissionalizar a atividade, garantir aumento da produção e da renda das famí­lias”, frisou Renato Carvalho.

“Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar a vocação de cada grupo de produtores, para que eles continuem no campo, produzindo alimento e colaborando para o desenvolvimento de Alagoas. Por isso, coordenamos o Programa Alagoas Mais Leite, que tem uma série de ações em prol da pecuária de leite”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Ainda segundo o gestor Renato Carvalho, os produtores de Curralinho poderão solicitar a reposição das doses de síªmen do botijão, quando elas estiverem acabando. “São materiais genéticos de touros das raças holandesa e gir leiteiro, ideais para cruzamento com as vacas criadas em Alagoas para produção de leite”, explicou.

Atualmente, o leite produzido em Curralinho é vendido para a Cooperativa Pindorama, que capta a produção das regiões Agreste e Baixo São Francisco, e processado para o Programa do Leite.

por Agíªncia Alagoas
http://aquiacontece.com.br/noticia/2013/04/04/seagri-entrega-kit-de-inseminacao-artificial-a-agricultores-de-sao-sebastiao

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas