Carga foi apreendida em abordagem da PRF.
Alimento era transportado sem refrigeração.

Leite era transportado em condições sanitárias inadequadas, no Ceará (Foto: PRF-CE/Divulgação)Leite era transportado em condições sanitárias inadequadas, no Ceará (Foto: PRF-CE/Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) cancelou o fornecimento do leite da empresa Bezerra Laticí­nios para 22 cidades cearenses. A decisão foi tomada após uma carga de 2,5 mil litros ser apreendida em 17 de julho pela Polí­cia Rodoviária Federal (PRF-CE)  em meio a baratas e sem condições sanitárias inadequadas para consumo humano.  providenciando

Segundo o coordenador do Programa do Leite da SDA, Márcio Peixoto, a empresa foi interditada pela Agíªncia de Defesa Agropecuária (Adagri), que emite o parecer do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).  O laticí­nio está realizando as melhorias na usina solicitadas pela Adagri para poder voltar a funcionar, de acordo com o sócio-gerente Adriano Pires Machado. A empresa pretende retomar o fornecimento ao programa, serviço que, segundo ele, »presta há 10 anos, sem problemas». Machado explica que o problema no transporte ocorreu porque o caminhão da empresa quebrou na estrada e foi necessário fretar um outro, de emergíªncia.

Um relatório que foi encaminhado pela Adagri está sendo analisado pela equipe jurí­dica da SDA que deve abrir processo de licitação para fechar convíªnio com nova empresa ainda esta semana.

«A Bezerra Laticí­nios participou do processo licitatório em fevereiro desse ano. O fornecimento era feito duas vezes por semana para tender ao Programa Fome Zero. Foi tudo cancelado», explica Peixoto. A secretaria de saúde de Madalena, Solange Viana, afirma que  desde a apreeensão o municí­pio não recebe fornecimento do leite. «[A SDA] nos mandou um e-mail dizendo que estão conversando com outra fornecedor», conta Solange.

A carga
A carga de leite destinada a crianças foi apreendida no km 214 da BR-020. Baratas andavam sobre os sacos, transportados em um caminhão sem refrigeração adequada.

Todo o produto, assim como o veí­culo e o condutor, foram encaminhados í  Delegacia de Polí­cia Civil de Boa Viagem que acionou a Vigilí¢ncia Sanitária local. Após a inspeção, o fiscal sanitário informou que toda a carga seria incinerada.

De acordo com a PRF-CE, o motorista também informou que já haviam sido entregues 5.335 sacos de leite no municí­pio de Boa Viagem, pouco antes da abordagem. Na ocasião, a secretária de Saúde de Boa Viagem, Rosivalda Ferreira de Almeida, disse que o leite distribuí­do no municí­pio estava dentro dos padrões sanitários e de refrigração. «Nós fizemos o teste, inclusive fervemos parte do produto e estava em perfeitas condições».

Programa de Aquisição de Alimentos
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa que distribui o leite, «manifesta sua indignação ao tomar conhecimento da apreensão, pela Polí­cia Rodoviária Federal no estado do Ceará, de 2,5 mil litros de leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) impróprios para consumo».

O leite que seria levado a crianças é distribuí­do pelo Governo Federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Leite). O PAA Leite foi criado em 2003 e repassa recursos aos estados para a compra de leite de agricultores familiares. Cabe ao estado contratar as empresas que beneficiam e entregam o produto nos municí­pios, assim como fiscalizar e controlar a qualidade do leite entregue. «O MDS tomará todas as medidas necessárias para auxiliar na identificação e punição dos responsáveis para que tal fato não torne a se repetir», diz o ministério, em nota.
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/07/sda-cancela-convenio-com-empresa-que-forneceu-leite-com-baratas-no-ce.html

Deja una respuesta