#RS: Rede Leite acolhe crí­ticas e elogios dos técnicos da Emater

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisadores da Embrapa, Unijuí­, Unicruz, Fepagro e Instituto Federal Farroupilha-campus de Santo Augusto ouviram, ontem ,elogios e crí­ticas de parte dos extensionistas da Emater/RS-Ascar que compareceram ao I Fórum Técnico da Rede Leite, realizado no campus da Unijuí­. Tanto os extensionistas como os pesquisadores fazem parte do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na Região Noroeste do RS (Rede Leite).

«Esta é uma fantástica reunião de profissionais que nos desafiam a buscar melhorias na qualidade de vida dos pequenos produtores de leite», disse o professor e coordenador do curso de Agronomia da Unijuí­, Roberto Carbonera.

Uma das principais dificuldades relatada pelos extensionistas refere-se í  falta de socialização das informações produzidas pelo grupo dos pesquisadores, a partir dos dados repassados a eles pela Emater/RS-Ascar. «Só haverá troca se houver comunicação», disse a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar Roseli Seitefuss.

Por outro lado, foi bastante elogiada a iniciativa dos pesquisadores de aprofundar, na Rede Leite, outros temas, além do tema central pasto-leite, tais como saúde, gestão ambiental, economia de mercado e sucessão rural. «A evasão dos jovens está comprometendo a unidade de produção familiar», exemplificou o pesquisador da área socioeconí´mica da Embrapa Pecuária Sul, Jorge Sant’Anna.

A Rede Leite
Formalizada em 2008, a Rede Leite reúne oito instituições, Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul e Clima Temperado, Unijuí­, Unicruz, Fepagro, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Cooperfamiliar e Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (Agel). O número de famí­lias de pequenos agricultores que integram a Rede Leite nos 47 municí­pios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí­, passou de 50 para 59.

Fonte: Emater/RS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas