# RS: pesquisa desenvolve pastagem para alimentação de gado de corte e leiteiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preocupada em aperfeiçoar, cada vez mais, a qualidade das pastagens destinadas í  alimentação do gado de corte e de leite, a Embrapa Pecuária Sul, com instalações em Bagé, demonstra na 36ª Expointer o seu mais novo cultivar: o capim Sudão BRS Estribo.

Lançado em março e já em comercialização, a planta é o resultado de tríªs anos de pesquisa e produção, segundo o pesquisador Gustavo Martins da Silva. Entre os destaques da espécie estão a alta produtividade, manejo flexí­vel e semeadura precoce. «Além disto, ela possui diferenciais como rusticidade, com fácil adaptação em diversos tipos de solo e o longo ciclo de utilização, o que permite o iní­cio de plantio ainda em setembro», alega ao lembrar que trata-se de um produto destinado ao perí­odo quente. «O plantio pode ser estendido até abril», relata.

Para apresentar as vantagens, a Embrapa conta com um espaço especí­fico para demonstração, de cada um dos ciclos do cultivo, junto í  área da Emater, no Parque de Exposições Assis Brasil. No local é possí­vel verificar a qualidade fisiológica, fí­sica, genética e sanitária de forrageiras.

Um dos exemplos utilizados é o azevém. Conforme Silva, o produtor precisa estar atento a este quesito na hora da compra. «A legislação exige que ao menos 97% do material seja composto exclusivamente pela semente adquirida pelo produtor. Contudo, ao analisarmos algumas amostras, podemos verificar variações. Ou seja, o pecuarista, avaliando apenas o preço, pode ter sua pastagem comprometida. Ele deve levar em consideração as caracterí­sticas especí­ficas que deseja», alerta o pesquisador.

Por fim, Silva salienta que a pastagem, em desenvolvimento satisfatório, resulta em mais qualidade ao animal. «í‰ um item ainda pouco avaliado, mas comprovadamente influente no produto final, que é a carne e o leite», sentencia.

Fonte: Seapa/RS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas