#Rondí´nia sedia Congresso Internacional do Leite em novembro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De 8 a 11 de novembro de 2013, o Congresso Internacional do Leite será realizado em Porto Velho, Rondí´nia. í‰ a primeira vez que a região Norte sedia o evento. A programação inclui o Workshop sobre Polí­ticas Públicas para o Agronegócio do Leite e o Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária de Leite no Brasil. O congresso é organizado desde 2001 pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), em parceria com instituições públicas e privadas.

Uma reunião sobre os preparativos do evento foi realizada na quinta-feira, 28, na Embrapa Rondí´nia. No encontro estiveram presentes representantes da Embrapa Gado de Leite e Embrapa Rondí´nia, das secretarias do governo do Estado Seagri, Sedes e Sedam, do Sebrae, da Universidade Federal de Rondí´nia e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
De acordo com a chefe adjunta de Transferíªncia de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Fernandes, a escolha por Rondí´nia deve-se ao fato de o estado produzir 42% do leite da região, sendo o maior produtor do Norte, embora toda o Norte represente apenas 5% da produção de leite do paí­s e Rondí´nia 2%.

Ela explica que em 2010 e 2011, houve uma redução na produção de leite do estado, que tem como média diária 50 litros por propriedade, muito abaixo da média nacional. A grande maioria das propriedades pratica a agricultura familiar. “Esperamos que o congresso seja um incentivo, inclusive para que o governo incremente polí­ticas públicas para o setor leiteiro, entendendo a importí¢ncia de harmonizar a produção com as peculiaridades do bioma amazí´nico”, diz Elizabeth.
Outra maneira de chamar a atenção sobre a realidade da região Norte, segundo ela, é uma reunião entre a Subcomissão Permanente do Leite da Cí¢mara dos Deputados e os secretários de agricultura da região Norte, que será realizada paralelamente ao congresso. Elizabeth lembra que a Embrapa possui tecnologias, mas as informações precisam chegar aos pequenos produtores, através da assistíªncia técnica e extensão rural, e as polí­ticas públicas para o setor leiteiro é que vão garantir que essas práticas sejam de fato aplicadas nas propriedades.
O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, enfatiza que para serem adotadas, as tecnologias precisam dessas polí­ticas e o congresso pode oferecer uma boa contribuição nesse sentido, tanto para Rondí´nia, quanto para a região Norte e para o Brasil como um todo.
Congresso
O Congresso é organizado de forma itinerante e tem por objetivo discutir a sustentabilidade e competitividade da atividade leiteira no Brasil, visando o aumento da lucratividade no setor e a elaboração de uma agenda de polí­ticas públicas para o fortalecimento do agronegócio do leite no Brasil.
Em 2012, foi realizado pela terceira vez em Goií¢nia, que sediou a primeira edição, em 2001. Desde sua criação, o Congresso Internacional do Leite percorreu os estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas.

Crédito fotos: Kadijah Suleiman
Legendas:
1 – Produção média diária de leite em RO é de 50 litros por propriedade, muito abaixo da média nacional
2 – Reunião sobre preparativos do Congresso contou com representantes da Embrapa e de parceiros de outras instituições

Autor: Embrapa
http://www.rondonoticias.com.br/ler.php?id=118178

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas