Reunião debate destino de dejetos oriundos da bovinocultura de leite

O município de Acecaguá (RS) sediou na última semana Chamada Pública do Leite, reunião promovida pela Emater/RS-Ascar, com o intuito de adequar as propriedades rurais à legislação ambiental.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A destinação dos dejetos originados na bovinocultura de leite foi um dos assuntos debatidos em palestra ministrada pela Bióloga Bruna Treviso.

Ela apresentou as vantagens e desvantagens da utilização da esterqueira com revestimento em geomembrana, que armazena o esterco por um período de 60 a 120 dias. Após passar por um processo de fermentação, o esterco será usado como adubo na propriedade.

De acordo com a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Roberta Medina, no encontro foi formado um grupo de cerca de dez produtores que devem iniciar um projeto piloto com a esterqueira. “O objetivo principal da experiência é adequar as propriedades aos moldes da Lei Ambiental. Além disso, o agricultor deve diminuir os custos na correção do solo com a utilização do material produzido no local”, explica ela. A veterinária afirma que o investimento para a compra do produto é muito pequeno em relação aos benefícios que ele irá trazer.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Bagé

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas