Restrição em entrega de #leite causa polêmica

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Indústria estaria deixando de lado produtores que entregam até 50 litros de leite por dia

A notícia de que as indústrias de leite do Estado estão deixando de fazer o recolhimento em propriedades com volumes muito pequenos – de até 50 litros diários – causou burburinho e trouxe preocupação para entidades de agricultores familiares e municípios.

Dois motivos justificariam a decisão: os custos elevados para a coleta de quantidades tão pequenas, e a qualidade do produto, muitas vezes comprometida pela inexistência de resfriadores, que garantem a temperatura adequada.

– Normalmente, esses volumes menores são produzidos em locais onde a pecuária de leite é fonte de renda complementar – explica Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS).

O assunto foi debatido em reunião realizada no Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS). Conforme o vice-presidente da entidade, Alexandre Guerra, as empresas presentes no encontro relataram que não estão deixando de recolher produto.

– Vamos fazer uma relação para a Fetag do número de produtores que fornecem até 50 litros de litros por dia – acrescenta Darlan Palharini, secretário-executivo

da entidade.

Eventuais problemas relatados também serão repassados à Fetag, para mapear municípios onde o recolhimento de volumes menores deixe de ser feito. A partir disso, a ideia é acionar sindicatos e trabalhar na qualificação dos produtores que quiserem ampliar a produção. Um grupo de trabalho também foi criado para tratar do assunto no Instituto Gaúcho do Leite (IGL).

– Os dois lados têm suas razões nessa situação – entende Ardêmio Heineck, diretor-executivo do IGL.

Para o coordenador da área de agricultura da Famurs, Mário Nascimento, a preocupação é que não haja uma mudança “de uma hora para outra”:

– Queremos um planejamento, com prazo para que o produtor interessado possa ajustar.

Ações que garantam maior competividade fazem parte da rotina de empresas. Neste caso, só é preciso cautela para evitar a exclusão de quem pretende seguir com a produção de leite.
Gisele Loeblein

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2014/11/gisele-loeblein-restricao-em-entrega-de-leite-causa-polemica-4634453.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas