Os produtores de leite brití¢nicos terão maior participação no mercado de acordo com os planos lançados pelo ministro da Agricultura, David Heath. Ele também divulgou que os produtores de leite ingleses poderiam solicitar subsídios, no valor total de £5 milhões (US$ 8,06 milhões) para desenvolver novas oportunidades de mercado.
O Departamento do Meio-Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra, sigla em inglíªs) do Reino Unido está consultando novas regras que permitem que os produtores ingleses se unam e formem organizações de produtores para vender seu leite de forma combinada para companhias de processamento ao invés de negociar de forma individual. Isso significará que, junto com o novo código de práticas da indústria (leia matéria relacionada: Reino Unido: Produtores e indústrias aprovam código para elaboração de contratos), os produtores terão maior influíªncia sobre os termos contratuais, condições e preços.
«Já temos o código de práticas da indústria e a negociação como grupo ao invés da individual dará aos produtores de leite uma voz ainda mais ativa para obter preços justos no mercado. Nosso fundo de £5 milhões (US$ 8,06 milhões) permitirá que os produtores desenvolvam outras formas de cooperação e aproveitem oportunidades de negócios», disse Heath.
Os planos para a formação de organizações de produtores fazem parte de uma consulta de seis semanas sobre como implementar o Pacote de Lácteos (Dairy Package) na Inglaterra. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte farão suas próprias consultas.
Os dados são do Defra, publicados no FoodBev.com