#Região Norte adere ao programa de melhoramento de girolando

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A partir de 2014, cada pecuarista receberá de 30 e 200 doses de síªmen de touros do Teste de Progíªnie do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando.
Associação de Girolando também firmou parceria com a Embrapa Rondí´nia, que passará a inseminar as vacas de seu rebanho com síªmen dos touros do Teste de Progíªnie
Produtores rurais do Acre e de Rondí´nia terão a oportunidade de melhorar a produtividade de seus rebanhos leiteiros com a adoção de material genético de touros de genética superior. Na semana passada, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando fechou parcerias que permitirão a doação de doses de síªmen para quase cem criadores da região Norte. Cada pecuarista receberá, a partir do próximo ano, entre 30 e 200 doses de síªmen dos touros participantes do Teste de Progíªnie do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

Uma das parcerias foi firmada com a prefeitura de Jaru, uma das cidades que compõe a bacia leiteira de Rondí´nia. O municí­pio conta com um programa de assistíªncia técnica a 75 produtores rurais, que agora passarão a receber material genético gratuito. A parceria foi firmada durante reunião ocorrida no dia 27 de agosto com a presença do vice-prefeito Inaldo Pedro Alves, do secretário de Agricultura Waltenes Júnior, o coordenador Operacional do PMGG Marcello Cembranelli, o técnico Guilherme Pereira e pesquisadores da Embrapa.

A Associação de Girolando também firmou parceria com a Embrapa Rondí´nia, que passará a inseminar as vacas de seu rebanho com síªmen dos touros do Teste de Progíªnie. A entidade também terá uma unidade demonstrativa com as fíªmeas e fará pesquisas com os animais.

Na sede da Embrapa Acre, em Rio Branco, Marcello Cembranelli ministrou palestra no dia 28 de agosto sobre a raça girolando e o PMGG para produtores de leite do estado com o intuito de ampliar o número de rebanhos colaboradores do Teste de Progíªnie no Estado. Cerca de 10 produtores passarão a atuar como rebanho colaborador, a partir de 2014, e a receber gratuitamente doses de síªmen.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas