#Reabertura de parque industrial vai gerar empregos na cadeia produtiva do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O projeto da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) para reerguer a principal bacia leiteira do Estado, na região do Médio Sertão, deverá gerar empregos e afetar toda a cadeia produtiva do leite. Segundo o presidente da entidade, Aldemar Monteiro, além da reabertura do parque industrial do municí­pio de Batalha, arrematado em leilão e que antes pertencia í  antiga Camila, o projeto deve movimentar as lojas e fábricas de ração, remédios para animais, maquinário e implementos agrí­colas.

De acordo com ele, a iniciativa, que teve como primeiro passo a aquisição do parque industrial, também prevíª a instalação de uma fábrica de ração para animais, que irá garantir aos produtores o acesso ao produto a preços abaixo do mercado. “Também vamos solicitar das instituições financeiras linhas de crédito especiais para os produtores atendidos pelo projeto”, frisou Monteiro.

Segundo ele, cerca de 3 mil serão beneficiados, mas 500 deles serão escolhidos para servirem de modelo. “Para esses, haverá assistíªncia técnica especí­fica, capacitação em gestão da propriedade e produção de forragens, nos moldes do Balde Cheio e do Programa Alagoas Mais Leite, coordenados pelo Governo do Estado”, explicou o presidente da CPLA.

A respeito das parcerias, Aldemar Monteiro informou que já recebeu apoio do governador Teotonio Vilela, do secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, Sebrae/AL, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e da bancada federal alagoana.

“A reabertura do parque industrial de Batalha é algo muito emblemático para a região. O nosso trabalho por meio do cooperativismo enxerga pessoas, não números, como seria se uma multinacional fosse conduzir esse projeto”, salientou. “Para desenhar esse projeto, fomos conhecer outras formas de gestão, outras cooperativas no Sul e Sudeste do paí­s, fomos buscar outras experiíªncias”, emendou Monteiro.

Sobre o parque industrial, ele disse que será um dos mais competitivos do Nordeste e terá diversos produtos com valor agregado, como leites especiais, queijos, manteigas e iogurtes. “A pecuária de leite é a atividade que mais gera renda no meio rural e a que mais emprega a famí­lia, pois não tem entressafra, é o ano todo. Queremos implantar um projeto sustentável para que o produtor não dependa tanto dos programas assistenciais”, assinalou Aldemar Monteiro.

Ele disse também que o projeto estruturante prevíª a instalação de uma central de recria, na qual os criadores poderão deixar suas bezerras para tratamento até a idade adulta. De lá, elas serão retiradas já em fase de reprodução ou prontas para ser inseminadas, ou seja, num perí­odo em que poderão gerar renda para os agricultores com a produção de leite.

Fonte: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas