# Quinze mil produtores de leite mineiros serão capacitados para melhorar a qualidade do produto

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Objetivo é atender í s exigíªncias da Instrução Normativa 62 do Ministério da Agricultura

Em dois anos, 15 mil pequenos e médios produtores de leite de Minas Gerais devem receber treinamento para se enquadrarem í s exigíªncias da Instrução Normativa 62 do Ministério da Agricultura, que regulamenta os padrões de qualidade do produto.

A capacitação será promovida pelo projeto Leite Legal, lançado na manhã desta sexta-feira (23) no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

“Com a melhora na qualidade do leite, toda a cadeia é beneficiada. O consumidor é o primeiro, a indústria também ganha por ter um produto de qualidade, assim como o produtor”, afirma o presidente das comissões de Leite da Faemg e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim.

O curso terá a duração de 16 horas, entre aulas práticas e teóricas. Cada turma terá 15 alunos. Ao fim do treinamento, o instrutor vai em cada uma das propriedades dos alunos com intuito de analisar o processo de produção.

“O instrutor vai estudar o resultado do exame que avalia a qualidade do leite – que é realizado uma vez por míªs – e apontará o que está sendo feito de maneira errada. Depois de 30 dias, serão observados os avanços”, revela Alvim.

Ainda conforme o presidente das comissões, as indústrias vão indicar os produtores que precisam receber o treinamento.

Em todo o Brasil, o programa vai beneficial 81 mil produtores de leite em dois anos. A divisão de vagas entre os Estados foi realizada de acordo com a produção de cada unidade da federação.

Leite Legal

O Leite Legal é um programa nacional idealizado pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

O objetivo é capacitar produtores para que estejam aptos a atender, principalmente, í s exigíªncias mí­nimas dos parí¢metros de contagem bacteriana total (CBT) e de contagem de células somáticas (CCS).
http://www.otempo.com.br/cidades/quinze-mil-produtores-de-leite-mineiros-ser%C3%A3o-capacitados-para-melhorar-a-qualidade-do-produto-1.702035

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas