#QUALIFICAí‡íƒO E REDUí‡íƒO DE CUSTOS SERíƒO DIFERENCIAIS DO AGRONEGí“CIO EM 2013

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Dirigentes sindicais rurais do oeste discutiram em Chapecó as perceptivas do setor para este ano

A importí¢ncia de redução de custos na produção, a necessidade da qualificação do empresário rural, as reivindicações dos produtores e as perspectivas do setor para 2013. Estes foram alguns assuntos que nortearam a reunião regional com dirigentes sindicais rurais da região oeste do Estado. O evento foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) na última quinta-feira (14) em Chapecó.

“As expectativas são positivas para o setor produtivo catarinense em 2013. Os preços dos insumos se manterão elevados, mas esperamos que o Governo Federal seja mais sensí­vel com os produtores, uma vez que o Estado sempre foi dependente de milho do Paraná e atualmente do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e de Goiás. Por isso, é fundamental que o Governo faça a intermediação dessas negociações”, observou o presidente da Faesc e do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), José Zeferino Pedrozo.

O alento aos agricultores catarinenses, de acordo com o presidente da Federação, é de que não faltarão mercados para os produtos brasileiros. A exemplo da China que requer uma alta demanda.
Para o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Américo do Nascimento, os treinamentos e as capacitações auxiliarão os empresários rurais a reduzirem custos para ampliar a competitividade. Neste mesmo direcionamento, o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, enfatizou a importí¢ncia dos produtores buscarem constantemente qualificação e excelíªncia em suas atividades. “Os agricultores precisam fazer o dever de casa e acompanhar a tecnologia porque o Paí­s crescerá em produção e exportação. Estudos apontam que ainda há muitos problemas de gestão, que devem ser sanados”, justificou. Barbieri também defendeu que existe espaço para crescer em produtividade e redução de custos e revelou que nunca esteve tão confiante quanto ao cenário do setor.

Barbieri prevíª o déficit de 2,5 milhões de toneladas de milho para este ano no Estado e confirmou o aquecimento nas exportações da carne suí­na e de soja. Também abordou o andamento da implantação da Guia de Trí¢nsito de Animais (GTA) eletrí´nica e da guia de trí¢nsito vegetal.

A situação mercadológica da pecuária do leite, o Código Florestal e o Sistema de Gestão de Sindicatos foram os temas centrais abordados pelo vice-presidente da Faesc, Nelton Rogério de Souza.

Os dirigentes sindicais rurais também receberam informações sobre o projeto de recuperação de crédito da CNA e Faesc, do relatório sindical e do CNA Card (cartão nacional dos produtores rurais brasileiros). Por fim, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antí´nio Zanluchi, relatou as ações previstas para 2013. Na mesma ocasião, o Senar/SC assinou o termo de cooperação técnica e financeira com os Sindicatos Rurais para formação profissional rural.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas