#PSD/Açores quer levantamento das necessidades do setor cooperativo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores propí´s esta terça-feira a realização de um relatório «sobre o momento atual e as perspetivas futuras das cooperativas de laticí­nios na região» para informar «sobre os constrangimentos económicos e financeiros» que atravessam.

Segundo uma nota do PSD/Açores, «foi enviada uma carta í  Comissão Especializada de Economia da Assembleia Legislativa, solicitando que o relatório seja apresentado até ao plenário de setembro de 2013», alegando «urgíªncia em perceber o futuro socioeconómico do setor cooperativo de laticí­nios», face aos seus «constrangimentos, mas também face í s suas potencialidades».

Citado na mesma nota, o vice-presidente da bancada social-democrata, António Ventura, refere a importí¢ncia da fileira do leite nos Açores para a economia da região, acrescentando que as cooperativas de laticí­nios são, em algumas ilhas, «a sua principal indústria e o seu eventual desaparecimento provocaria um efeito avassalador sobre as populações e um efeito dominó sobre a maioria das atividades económicas».

«Interessa a este momento perceber qual o diagnóstico e o futuro socioeconómico do setor Cooperativo de Laticí­nios na região», refere a carta, lembrando que «os constrangimentos e as potencialidades das Cooperativas de Laticí­nios variam de ilha para ilha e, como tal, requerem respostas distintas de apoio, valorização e de integração».

Os sociais-democratas referem-se ainda í s «dificuldades» que tíªm sido tornadas públicas por «algumas» cooperativas, em termos «financeiros, défices das quantidades de leite que recebem, a falta de transparíªncia dos preços ao longo da fileira, o fraco poder negocial com a distribuição e a agressividade comercial na colocação dos produtos nos mercados».

Para o PSD/Açores, «algumas destas cooperativas só vão conseguir manter-se em funcionamento com um saneamento financeiro e uma reestruturação da sua dí­vida bancária», mesmo «se tíªm sido efetuadas várias injeções públicas de capital nas cooperativas, sem as mesmas conseguirem alcançar a desejada estabilidade económica e financeira».
http://www.acorianooriental.pt/noticia/psd-acores-quer-levantamento-das-necessidades-do-setor-cooperativo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas