Prova de fertilidade seleciona touros girolando para o Teste de Progênie

Os touros são selecionados quanto às características morfofuncionais e reprodutivas, avaliadas pelo exame andrológico, teste de libido e de congelabilidade do sêmen
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcos Brandão, vai apresentar a palestra “Metodologia e benefícios das avaliações reprodutivas dos touros Girolando nas provas de pré-seleção” no 1º Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). O evento faz parte da programação da 12ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite – Megaleite 2015. Será realizado dia 30 de junho no Centro de Performance do Girolando (CPG) – Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), a partir das 13h.

Segundo Marcos Brandão, as “Provas de pré-seleção de touros Girolando” são uma etapa importante para o teste de progênie do PMGG. “Seu resultado mostra quais os touros jovens vão participar do teste. Mesmo que tenham boa genética, os animais que não conseguem produzir sêmen são descartados”, disse. O pesquisador explica que os touros são selecionados quanto às características morfofuncionais e reprodutivas, avaliadas pelo exame andrológico, teste de libido e de congelabilidade do sêmen.

O trabalho de pré-seleção é realizado por meio da parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), a Embrapa Gado de Leite, a Epamig, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o IFTM. Este é o terceiro ano da prova e o segundo em que os resultados serão publicados no Sumário de Touros. “Foram avaliados 68 touros jovens. Destes, foram classificados apenas os andrologicamente superiores, ou seja, pré-selecionados quanto aos quesitos de fertilidade e viabilidade do sêmen à criopreservação”, informou o pesquisador. O resultado será divulgado após todas as palestras do Dia de Campo, a partir das 16h, quando será lançada a “Publicação do Sumário de Touro e do Sumário de Vacas 2015”.

Pesquisar a raça girolando é o principal objetivo da Epamig ao realizar a prova e participar do teste de progênie. “O material biológico coletado dos touros, assim como os dados de desempenho durante a prova, vão alimentar as nossas pesquisas para aprofundar os conhecimentos científicos da raça”, disse o pesquisador. Ele ressalta que os dados de fertilidade dos touros são utilizados para identificar marcadores moleculares para as características avaliadas. “Fazemos também avaliações com termógrafo para estudarmos associações de temperatura do touro e fertilidade entre outros estudos”, acrescentou. As pesquisas para melhoramento da raça e desenvolvimento da cadeia produtiva do leite contam também com a participação dos pesquisadores Beatriz Cordenonsi, André Penido e Leonardo Fernandes.

Participação

Eventos. A Epamig participa da programação da Megaleite 2015, de 25 de junho a 7 de julho. Além do 1º Dia de Campo do PMGG, vários eventos serão realizados durante a exposição, como: 26ª Exposição e Torneio Leiteiro Nacional de Girolando, 1ª Mega Feira Pró-Fêmeas e Pró-Genética e 2ª Feira de Negócios Megaleite, o VIII Concurso Estadual Queijo Minas Artesanal, 5ª Exposição Interestadual de Gado Holandês, Exposição Internacional do Gir Leiteiro, Exposição Ranqueada e Concurso Leiteiro da Raça Guzerá, Mostra Especial das Raças Sindi e Indubrasil.

http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/geral/22735/prova-de-fertilidade-seleciona-touros-girolando-para-o-teste-de-progenie

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas