#Proteína do leite materno pode proteger bebês do vírus da aids

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Pesquisadores identificaram pela primeira vez uma substância encontrada no leite materno que pode ser capaz de neutralizar o HIV – e, assim proteger bebês de serem infectados pelas mães portadores do vírus da aids. A proteína, chamada Tenascin-C ou TNC, já havia tido descrito seu papel fundamental na cicatrização de feridas, porém suas propriedades antimicrobianas ainda eram desconhecidas. Essa descoberta pode levar a medicina a alterar – e também encontrar novas – estratégias de prevenção da contaminação pelo HIV.

 

Cientistas da faculdade de medicina da Universidade Duke descreveram a descoberta na edição desta semana da revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Eles relatam que a proteína TNC no leite materno consegue se unir e neutralizar o vírus da aids, possivelmente protegendo bebês que poderiam, de outra forma, se tornar infectados com a exposição prolongada ao vírus.

 

 

«Apesar de termos drogas antirretrovirais que podem trabalhar para prevenir a transmissão de mãe para filho, nem toda mulher grávida está sendo testada para (verificar se tem) o HIV, e menos de 60% recebem medicamentos para prevenção, particularmente em países com menos recursos», afirmou a professora de imunologia e genética molecular Sallie Permar, uma das autoras do artigo. «Então, ainda há a necessidade de estratégias alternativas para prevenir essa transmissão.»

 

Em 2011, estima-se que 330 mil crianças em todo o mundo foram infectadas com o HIV de suas mães durante a gravidez, no nascimento ou através da amamentação, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Enquanto organizações internacionais de saúde determinaram o objetivo de eliminar as infecções transmitidas de mãe para filho, pesquisadores têm trabalhado para desenvolver alternativas segurar e acessíveis à terapia com antirretrovirais que pode ser usada para interromper a transmissão do HIV para crianças.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/proteina-do-leite-materno-pode-proteger-bebes-do-virus-da-aids,db42bae2dbbd1410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas