#Proposta normatiza regras para uso do soro do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Rico em proteí­nas, produto é cada vez mais utilizado pela indústria alimentí­cia

Está disponí­vel para consulta pública, na página do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, instrução normativa que estabelece os padrões de identidade e qualidade do soro de leite destinado ao comércio nacional e internacional. O regulamento proposto fixa critérios para uso do soro na produção de alimentos.

A norma de 1985 apenas estabelecia regras para o transporte, já que o soro era pouco aproveitado na indústria alimentí­cia e a maior parte descartada como resí­duo industrial. O novo regulamento atualiza regras importantes e estabelece novos critérios. Um deles permite que a indústria de laticí­nios receba soro de outros estabelecimentos, algo que não era possí­vel anteriormente.

O soro do leite ou soro doce é extraí­do durante o processo de fabricação do queijo e similares. O produto possui, em sua composição, proteí­nas de alto valor biológico que, cada vez mais, são utilizadas pela indústria alimentí­cia. Essas proteí­nas são aproveitadas na fabricação de bebidas lácteas, achocolatados, compostos lácteos e suplementos alimentares de atletas.

A consulta pública possibilita a participação da sociedade na tomada de decisão das ações governamentais, tornando o processo mais democrático e transparente. Os anteprojetos são colocados í  disposição da população, por perí­odos variados e que podem ser prorrogados, para sugestões e comentários. As contribuições são analisadas e, se consideradas pertinentes, acatadas na versão final.

As sugestões devem ser encaminhadas, por escrito, para a Divisão de Normas Técnicas da Coordenação Geral de Programas Especiais do Departamento de Inspeção de Produtos Animais (DNT/CGPE/DIPOA), ou para o endereço eletrí´nico consultpublica.dilei@agricultura.gov.br.

MINISTí‰RIO DA AGRICULTURA

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas